CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Leitura e escrita

Alunos do Campus Pádua produzem jornal impresso

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 01/02/2017 12h59, última modificação 02/02/2017 09h37
O jornal IFFolha foi produzido pelos estudantes das turmas de 1° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio como atividade da disciplina de Língua Portuguesa.
Alunos do Campus Pádua produzem jornal

Estimular a leitura e a escrita e promover maior integração entre alunos e servidores. Esses são os principais objetivos do IFFolha, jornal produzido pelos estudantes do Campus Santo Antônio de Pádua, com a participação de professores e técnico-administrativos. A ideia do projeto, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Melina Rezende Dias, surgiu em sala de aula, como atividade de apoio ao ensino e aprendizagem dos gêneros textuais.

“Eu gosto muito de trabalhar com o jornal para ensinar os gêneros textuais, como notícia, artigo, reportagem e crônica, entre outros. Quando a gente tem um veículo de comunicação na instituição, e os alunos passam a produzir textos pensando no outro, em quem vai ler, eles produzem com muito mais vontade”, afirma Melina, ressaltando as contribuições da atividade. “A produção do jornal estimula a leitura, a escrita, a pesquisa e a integração com outras disciplinas e entre estudantes e servidores”, pontua.

A primeira edição do IFFolha, lançada em novembro de 2016, com abordagem de temas diversificados, contou com a participação majoritária de alunos das turmas do 1º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. “Os alunos se envolveram muito na produção do jornal e já estão empolgados para a próxima edição, que deve contar com a participação de estudantes de outras turmas”, conta Melina, informando que a intenção inicial é publicar uma edição por trimestre.

Para o estudante do 1° ano Pedro Rodrigues, o IFFolha veio para estreitar o relacionamento entre os estudantes e o campus, possibilitando um acesso maior a todas as informações relacionadas à escola. “Eu cresci muito participando do projeto, pois vi em mim uma capacidade imensa de olhar um acontecimento e ver nele, minimamente, detalhes que chamam a atenção e informam com consciência as pessoas. É um orgulho fazer parte da equipe de reportagem”, destaca Pedro.

O diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, ressalta que ações como a construção do jornal contribuem com a prática textual dos estudantes, motivando-os a pesquisarem sobre as temáticas retratadas. “O IFFolha é um exemplo das possibilidades da formação integrada dos estudantes, que é um dos objetivos dos Institutos Federais”, afirma Arthur.

Acesse AQUI a 1ª edição do IFFolha, disponível online e que traz matérias sobre esporte, projeto de pesquisa, entrevista, poesias e caça-palavras em inglês e espanhol, entre outros.

Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria