AssistEstudantil.png

Prezado/a estudante, apresentamos aqui as informações, orientações e instruções para que você se inscreva corretamente no edital de bolsas e auxílios com critérios socioeconômicos do Programa de Assistência Estudantil do IF Fluminense, conforme o edital publicado no seu campus. Você pode encontrar o edital acessando a área do seu campus no portal seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br).

Atualmente, a inscrição e entrega dos documentos comprobatórios ocorrem exclusivamente online, pelo SUAP (Sistema Único de Administração Pública). Abaixo você encontrará informações sobre o Programa de Assistência Estudantil do IF Fluminense, os procedimentos para criação da senha IDIFF de acesso ao SUAP pelo estudante, os documentos que você precisará separar e digitalizar para anexar na inscrição, os ambientes dentro do SUAP que você acessa para efetuar a sua inscrição, alguns modelos de formulários e declarações que você poderá precisar para se inscrever, bem como perguntas e respostas frequentes, que poderão tirar suas dúvidas.

Assim, preparamos um material audiovisual objetivo e de fácil compreensão para auxiliar na sua inscrição. Caso ainda tenha dúvidas sobre a inscrição ou sobre os documentos necessários, procure o setor responsável pela Assistência Estudantil do seu campus durante o período de inscrição e não perca a oportunidade de participar do programa.

Para acessar o material explicativo, role a página para baixo, assim, você obterá todas as informações e instruções necessárias para sua inscrição.

1. PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER

Para se inscrever e participar da seleção você deve seguir os seguintes passos:

1.1 - Acessar o Portal Seleções do IFF na área do seu campus e ler o edital atentamente (informações, exigências e prazos);

1.2 - Separar os seus documentos e de todos os membros da sua família necessários para a inscrição. A lista mínima de documentos, conforme a situação da sua família, encontra-se no Anexo IX do Edital. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre a documentação).

1.3 - Digitalizar (escanear) e salvar em pdf todos os documentos em arquivos separados. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como digitalizar os documentos).

1.4 - Criar o seu IDIFF. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como criar seu IDIFF).

1.5 - Acessar o SUAP e fazer ou atualizar a caracterização socioeconômica do estudante. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer a caracterização socioeconômica).

1.6 - No SUAP, clicar no auxílio ou bolsa a que pretende concorrer para fazer a sua inscrição. Neste momento, o sistema solicitará a inserção do documento referente ao estado civil do estudante na Pasta Documental (Exemplo: certidão de nascimento, certidão de casamento, união estável, etc, conforme a lista de documentos do Anexo IX)

1.7 - No SUAP, preencher a inscrição socioeconômica no auxílio e/ou bolsa da Assistência Estudantil para o qual pretende concorrer e Anexar os documentos digitalizados, conforme solicitado. (Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer a sua inscrição e anexar os documentos).

1.8 - Após responder ao Questionário socioeconômico, anexar os documentos solicitados e responder às perguntas específicas referente ao auxílio e/ou bolsa requerido, o SUAP emitirá um comprovante de inscrição. Sem a emissão de tal comprovante, a inscrição do estudante não terá sido realizada.

2. COMO CRIAR O IDIFF DO/A ESTUDANTE?

Assista o vídeo abaixo para aprender a criar o IDIFF do/a estudante.

3. COMO FAZER OU ATUALIZAR A CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO/A ESTUDANTE NO SUAP?

Assista abaixo o material informativo sobre como fazer ou atualizar a caracterização socioeconômica do/a estudante no SUAP. Lembre-se que a caracterização socioeconômica pode ser feita ou atualizada mesmo que as inscrições para bolsas e auxílios de assistência estudantil não estejam abertas.

4. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE O/A ESTUDANTE VAI PRECISAR PARA FAZER A INSCRIÇÃO?

Assista abaixo o material informativo sobre os documentos que o/a estudante vai necessitar para realizar a sua inscrição. Separe os documentos do/a estudante e de todos os membros familiares, digitalize e salve em pdf (assista ao material informativo do item 5 “Como digitalizar os documentos em pdf que o/a estudante vai precisar anexar?” abaixo).

Roteiro do vídeo da documentação

Além do material informativo acima, a lista dos documentos que serão necessários para a inscrição segue aqui:

5. COMO DIGITALIZAR OS DOCUMENTOS EM PDF QUE O/A ESTUDANTE VAI PRECISAR ANEXAR?

Assista abaixo o material informativo sobre como digitalizar os documentos que serão necessários anexar durante a inscrição.

Atenção: A digitalização correta dos documentos de modo que estejam legíveis, completos e organizados é de responsabilidade do estudante e/ou de seus responsáveis. Documentos ilegíveis ou incompletos podem prejudicar a classificação do/a estudante ou ocasionar o indeferimento do benefício.

6. COMO FAZER A INSCRIÇÃO NAS BOLSAS E/OU AUXÍLIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

Assista abaixo o material informativo sobre como realizar a inscrição do/a estudante para as bolsas e auxílios de Assistência Estudantil do IF Fluminense, pelo SUAP. O material apresenta os ambientes dentro do SUAP que deverão ser acessados e o passo-a-passo para preencher o Questionário Socioeconômico, anexar os documentos necessários e como finalizar e enviar a inscrição.

7. ANEXOS DO EDITAL

Nesta seção você encontra os modelos de declaração que poderão ser necessários para a realização de inscrição do/a estudante, conforme a situação familiar. Esses documentos encontram-se no Edital na forma de Anexos.

8. PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Nesta seção, você encontrará uma cartilha com várias perguntas e respostas frequentes, que poderão esclarecer alguma dúvida que você tenha, então, acesse sem moderação.

PerguntaseRespostas.png

9. O QUE É O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto 7.234/2010, é uma política que objetiva contribuir para a permanência de estudantes de classes populares matriculados em cursos técnicos (do Ensino Médio Integrado, Concomitante e do Subsequente) e de graduação presenciais das instituições federais, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e evasão.

É nesse sentido que o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense, instituído pela Resolução Nº 039/2016, é composto por um conjunto de ações, serviços e projetos que visa possibilitar a democratização das condições de acesso, permanência e conclusão de curso pela minimização dos efeitos e impactos da desigualdade social estrutural na vida dos estudantes e suas famílias.

Os programas citados podem ser encontrados nos seguintes link:

PNAE.png

PAEIFF.png