Apresentação

Autorizado pela CAPES em 03/02/2006, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental do IF Fluminense (PPEA) iniciou sua primeira turma de Mestrado na modalidade Profissional em agosto de 2006. O curso, totalmente gratuito, único na modalidade pertencente à Área das Engenharias I que é ministrado em nossa região. Objetiva-se no curso incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental na formação de profissionais da área tecnológica, atuantes em corporações e órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente, de modo a proporcionar a construção de alternativas que compatibilizem desenvolvimento regional e qualidade ambiental, em atendimento a demandas governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. É destinado a profissionais graduados em Engenharia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza e áreas correlatas, preferencialmente já inseridos no mercado, e que necessitem incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental em sua formação, com vistas à aplicação na solução prática de problemas ambientais, proporcionando-lhes a possibilidade de empreender uma atuação profissional qualificada e voltada à promoção da sustentabilidade regional.

O curso de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, Área de Concentração em Sustentabilidade Regional possui duração de dois anos, sendo o ingresso anual. Os cursistas devem completar no mínimo 37 créditos, sendo 12 em disciplinas obrigatórias, 12 em disciplinas eletivas e 13 em atividades de pesquisa, totalizando 555 horas mínimas. O Mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Avaliação, Gestão e Conservação Ambiental e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação.

O PPEA conta com a colaboração de profissionais da área ambiental de diversas instituições parceiras tais como UFRJ (LAGEOP e LAGESSOLOS/Instituto de Geografia, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócioambiental de Macaé - NUPEM), UERJ (Instituto Politécnico – Nova Friburgo), UENF, IBAMA, ICMBio, Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, FIRJAN, IMMT, FUNEMAC, FURNAS, e PETROBRAS, bem como de organizações da sociedade civil, destacando-se as ONGs APAJ ALA, ECOANZOL e CNFCN. Conta ainda com o apoio do CNPq, da ANA, do MCT-CT Hidro, do Ministério das Cidades, do extinto Ministério de Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente para execução de projetos de pesquisa e extensão concluídos e em andamento. Cabe também destacar a atuação da FAPERJ pelo apoio financeiro aos projetos de pesquisa dos docentes do PPEA, em especial ao concedido através do Edital de Apoio às Engenharias 2011 cuja contribuição foi fundamental para a melhoria de nossas instalações, secretaria, laboratórios e também ofereceu bolsas para alunos. A nível de cooperações internacionais, o PPEA possui memorandos de entendimento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos com as universidades canadenses Winnipeg e Vancouver Island University e com o Instituto Superior de Lisboa, em Portugal.

Com resultado da expertise institucional caracterizada pelos trabalhos e projetos desenvolvidos pela equipe do PPEA, em 2015 o IFFluminense foi credenciado como Pólo da Empresa Brasileira em Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) na área de meio ambiente. Funcionando fisicamente no Pólo de Inovação Campos (PICG), o Pólo EMBRAPII-IFFluminense desenvolve linhas investigativas para a inovação industrial associadas ao PPEA: (1) Tecnologias para Gestão Energética e Fontes Renováveis de Energia; (2) Tecnologias para Gestão de Resíduos; (3) Tecnologias para Gestão dos Recursos Hídricos; (4) Meio Ambiente e Materiais; e (5) Biorremediação de Áreas Contaminadas.

 Acesse AQUI o Portal Internacional.