Notícias

Transparência

Conheça a Carta de Serviços ao Usuário

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/12/2021 09h42, última modificação 29/03/2022 15h55
O objetivo é informar o cidadão sobre os serviços prestados pelo Instituto Federal Fluminense, as formas de acesso a esses serviços e também os canais de comunicação do IFF.
Saiba mais sobre a Carta de Serviços ao Usuário

Arte: Lionel Mota

 Instituída em 2009 pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, a Carta de Serviços ao Usuário foi revogada e atualizada pelo Decreto 9.094, de 17 de julho de 2017.

 A Carta tem por objetivo informar o cidadão sobre os serviços prestados pelo Instituto Federal Fluminense, as formas de acesso a esses serviços e também os canais de comunicação do IFF, conforme Decreto citado anteriormente. 

 A diretora de Desenvolvimento Institucional, Alline Moraes, afirma a importância do documento, visto que informa com efetividade ao cidadão a respeito dos serviços prestados pelo IFFluminense. "Essa nova versão da Carta de Serviços trouxe aspectos no seu conteúdo, devidamente atualizado e contextualizado, com o intuito de facilitar a navegação e a busca pelos serviços ofertados, prezando pela transparência e publicidade", destaca. 

 O conteúdo da Carta de Serviços ao Usuário traz uma série de informações. Em suma, há a apresentação do perfil Institucional, missão, visão e valores do IFF, as áreas de atuação acadêmica (Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação, Extensão, Cultura, Esporte e assuntos internacionais), a estrutura, os campi, os cursos ofertados, as formas de ingresso, a comunicação com o público, o Centro de Línguas do IFF, concursos e seleções, além dos programas institucionais (bolsas, Pibid, Residência Pedagógica etc.) e da Essentia Editora, entre outros. 

 O ouvidor do IFF, Vinícius Chrisóstomo, relata "a organização de um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais, como participação, comprometimento, transparência, informação" e reitera que "esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social". 

 A Carta de Serviços ao Usuário está disponível para acesso e download no Portal do IFF.   

 

 

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!