Jogos estudantis

Comissão organiza os preparativos finais do V JIF Sudeste

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/07/2017 16h49, última modificação 31/07/2017 11h49
Competição regional dos Institutos Federais será realizada de 22 a 31 de agosto de 2017, no Instituto Federal Fluminense, em Campos-RJ.
IFF Centro e COP realizam reuniões sobre o 5.º JIF Sudeste

Representantes da COP, COL, Codis, Cotec e das Instituições Federais participantes.

A Comissão Organizadora Permanente (COP) da quinta edição dos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Regional Sudeste (JIF Sudeste 2017) se reuniu com a Comissão de Organização Local (COL), a Comissão Disciplinar (Codis), os Coordenadores Técnicos (Cotec) e os representantes das instituições participantes, nos dias 27 e 28 julho de 2017, no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), que sediará a competição neste ano, de 22 a 31 de agosto.

O encontro teve como objetivo a definição das diretrizes da competição, logística e procedimentos administrativos, sorteio das chaves e confecção da tabela de Jogos. De acordo com o coordenador de Políticas Esportivas do IFFluminense, Carlos Boynard, “os últimos detalhes da competição e as tabelas das modalidades estão sendo formatados”.

O presidente da COP e representante do Cefet-RJ, Gilmar Almeida, ressalta que a questão financeira ocasionou mudanças na formatação, organização e programação dos jogos: “essas mudanças são para que nós consigamos que esse projeto educacional ocorra da melhor maneira possível, sem perder a qualidade, mas dentro de uma realidade que não é a mesma dos anos anteriores”.

Gilmar avalia que, independente das dificuldades, “a nossa motivação é justamente primar pela qualidade, pensar no que é o melhor para o aluno e respeitar as potencialidades dele. Pensando nisso, os jogos serão realizados em duas fases, o que melhora a participação desse aluno em outras modalidades, que não ocorrerão mais em um mesmo momento, e contribui para a preservação da integridade física dos participantes”.

De 22 a 27 de agosto, serão realizadas as disputas das seguintes modalidades: futsal, voleibol, basquetebol e handebol. De 28 a 31, as demais: atletismo, futebol, xadrez, tênis de mesa, judô, vôlei de praia e natação.

O V JIF Sudeste vai reunir cerca de 900 atletas e as seguintes instituições: IFFluminense, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES.

"É um momento muito rico e que não acontece no dia-a-dia. Isso amplia a visão de mundo: há o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente de como respeitar o outro”, finaliza Gilmar.