Notícias

Plano de Acolhimento

IFF elabora Plano de Acolhimento aos Servidores durante o retorno gradativo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/12/2021 18h00, última modificação 14/12/2021 08h06
O plano tem como finalidade estabelecer medidas de acolhimento aos servidores, considerando o contexto da pandemia da covid-19 e o retorno às atividades presenciais.
IFF elabora Plano de Acolhimento aos Servidores durante o retorno gradativo

 A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas elaborou o Plano de Acolhimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), em atendimento ao que está previsto no artigo 6º da Resolução Consup/IFFLU Nº 58/2021, de 29 de outubro 2021, que aprova as Diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), combinadas com Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNP) e a finalização dos calendários acadêmicos 2020 e 2021, em concordância com as fases de implementação das atividades acadêmicas e administrativas do IFFluminense. 

 O plano tem como finalidade assegurar o acolhimento dos servidores do IFFluminense durante o retorno gradativo à presencialidade. Considerando o contexto da pandemia, o plano surge pela necessidade de diminuir os impactos psicossociais da covid-19, além de promover e fortalecer a interação durante o retorno. 

 O plano foi elaborado em três etapas; A etapa 1 consiste no mapeamento da demanda, que busca identificar o problema levantado, assim como sua causa e consequência. Já na etapa 2, Alternativas de soluções, serão propostas alternativas de soluções para serem executadas institucionalmente. E por fim, a etapa três, Plano de ação, pautado na ferramenta 5W2H, que irá definir o que será feito (What), porque (Why), onde (Where), quem irá fazer/coordenar (Who), quando será feito (When), como (How) e quanto custará (How much).

 A pró-reitora de gestão de pessoas, Aline Naked, reconhece quão desafiador será a retomada á presencialidade, “esse período de pandemia foi e continua sendo muito desafiador para todos nós. O retorno às atividades presenciais pode causar insegurança e ansiedade em muitas pessoas, pois será uma readaptação ao modo de vida anterior e ao convício social.” Aline completa frisando a importância do acolhimento durante o retorno das relações e das atividades presenciais “como forma de auxiliar nessa readaptação, foi preparado o Plano de Acolhimento aos Servidores para o Retorno ao Trabalho Presencial.”

O Plano de Acolhimento reúne procedimentos necessários para o fortalecimento da cultura de acolhimento aos servidores a serem seguidos pelo IFFluminense, cabendo a todas as unidades o compromisso de executá-lo de modo contínuo e na medida em que haja mudanças das fases. Aline finaliza dizendo que o plano não é uma solução para todas as questões envolvidas no processo de retorno gradativo, “considerando que também estamos incluídos nesse cenário e não temos respostas prontas, mas entendemos que juntos e com profissionais capacitados podemos tornar esse momento de retorno mais ameno.” destaca.

Acesse na íntegra o Plano de Acolhimento IFFluminense.

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents