Notícias

Plano de Desenvolvimento Institucional

IFF inicia agenda de visitas às unidades para construção do PDI 2023-2027

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2022 16h27, última modificação 14/10/2022 17h07
O primeiro encontro foi realizado no dia 11 de outubro com os servidores da Reitoria.
IFF inicia agenda de visitas às unidades para construção do PDI 2023-2027

Jefferson Manhães ressaltou a importância da participação da comunidade acadêmica (Fotos: Divulgação/IFF)

 O grupo de trabalho que está conduzindo o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) do IFFluminense iniciou, na última terça-feira, dia 11 de outubro, no auditório da Reitoria, a agenda de visitas às unidades da instituição para falar sobre a elaboração do documento e como a comunidade acadêmica poderá contribuir.

 O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento oficial, exigido pelo Ministério da Educação (MEC), que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance de seus objetivos para um período de cinco anos.

"O IFF será tão melhor quando o planejamento dele refletir a instituição que a gente deseja”.  Jefferson Manhães

 Durante o encontro, que reuniu gestores e servidores da Reitoria, a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, falou sobre a importância do documento, as etapas de construção e destacou que a versão 2023-2027 terá um texto mais acessível. “A gente vai tentar trazer sempre um aprimoramento, colocar os conteúdos de uma forma que as pessoas consigam compreender. Essa tradução também é importante para aproximar as pessoas do que a gente está querendo demonstrar”.  

 A coordenadora de Planejamento Estratégico da Reitoria, Raísa Moreira, falou sobre a plataforma digital Participa IFF, vinculada ao portal institucional, onde as minutas dos capítulos do PDI serão disponibilizadas para contribuições da comunidade acadêmica, que poderá fazer sugestões gerais e para trechos e parágrafos específicos dos documentos.

 Também foram apresentados aos servidores os princípios pedagógicos, concepções, políticas educacionais e as etapas para elaboração do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Artur Arêas, e pela diretora de Políticas da Educação, Saionara Rosa. O documento é um dos capítulos do PDI.

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância da participação e do envolvimento de toda a comunidade na construção do PDI. “Essa reunião aqui vai continuar virtualmente, nós vamos ter vários mecanismos de participação. Mas o mais importante é que esse projeto será tão melhor quanto mais nós participarmos dele. E o IFF será tão melhor quando o planejamento dele refletir a instituição que a gente deseja”.

 A agenda de visitas às unidades do IFF prossegue, nos dias 18 e 19 de outubro, nos Campi Cabo Frio e São João da Barra, respectivamente. Confira os horários e a agenda completa no quadro abaixo:

Campus/UnidadeData
Reitoria 11/10 (terça) às 15h
Campus Cabo Frio 18/10 (terça) às 10h
Campus Avançado São João da Barra 19/10 (quarta) às 15h
Campus Santo Antônio de Pádua 26/10 (quarta) às 10h
Campus Avançado Cambuci 26/10 (quarta) às 14h
Unidade de Formação Profissional de Cordeiro 26/10 (quarta) às 19h
Campus Itaperuna 16/11 (quarta) às 15h30min
Campus Bom Jesus 16/11 (quarta) às 10h
Campus Campos Guarus 23/11 (quarta) às 16h
Campus Campos Centro 29/11 (terça) às 15h
Campus Macaé 30/11 (quarta) às 10h
Campus Quissamã 30/11 (quarta) às 15h30min
Campus Maricá 07/12 (quarta) às 14h
Campus Itaboraí 07/12 (quarta) às 17h

 Outras informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense estão disponíveis na página pdi.iff.edu.br

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!