IFF presta contas do Exercício 2018

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/05/2019 17h56, última modificação 08/05/2019 15h39
Está disponível o Relatório de Gestão do Instituto Federal Fluminense.
IFF presta contas do Exercício 2018

O Relatório de Gestão 2018 do IFFluminense foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do Conselho Superior (Consup), no dia 25 de abril de 2019, por meio da Resolução N.º 13/2019. O relato de contas é um instrumento obrigatório que apresenta ao público e, em particular aos órgãos de controle, as ações desenvolvidas pelo Instituto Federal Fluminense.

Para esta edição, o documento traz os resultados da gestão, alocação de recursos, demonstrações contábeis, dentre outras informações, apresentadas de forma diferenciada. De acordo com a Diretoria de Planejamento Estratégico do IFF, em dezembro de 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu novas orientações para a elaboração do relatório (Portaria Nº 369 e outros documentos). Pela atual proposta, o documento passou a ser apresentado de forma mais simples e concisa, com linguagem voltada para o cidadão, com o uso de gráficos, tabelas e imagens para facilitar o entendimento do conteúdo.

Ainda nesse novo modelo, a Unidade Prestadora de Contas (UPC) – em que o IFF se enquadra enquanto autarquia direta mantida pelo poder público federal – deveria demonstrar objetivamente os resultados alcançados e a forma como geriu seus recursos humanos e financeiros para alcançar os objetivos estratégicos previamente estabelecidos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022).

“O novo formato integrado do relatório de gestão reforça a importância de não prestar contas apenas aos órgãos de controle, mas principalmente a toda sociedade. No entanto, para se atingir esse objetivo era preciso adequar a linguagem do documento a fim de torná-lo mais acessível e transparente para leitura e entendimento de qualquer cidadão”, destaca Alline Morais, diretora de Planejamento Estratégico, responsável pela estruturação geral do documento.