Recursos Extraorçamentários

IFF receberá 10 milhões em emendas parlamentares para investimentos em suas unidades

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/12/2022 14h11, última modificação 14/12/2022 14h11
Valores serão destinados para obras, aquisição de equipamentos e assistência estudantil, entre outros.

Campus Bom Jesus está entre as unidades que receberão recursos (Foto: Divulgação/IFF)

Dando continuidade ao trabalho que vem sendo feito desde 2016, pela Diretoria de Relações Institucionais, o Instituto Federal Fluminense captou, neste ano, R$ 10.100.000,00 em emendas parlamentares para investimentos em suas unidades, em 2023, incluindo obras de infraestrutura, reestruturação de espaços estudantis, aquisição de equipamentos e material de consumo, e assistência estudantil.

Foram R$ 4.650.000,00 em emendas individuais destinadas pelos deputados federais Glauber Braga (PSol), Jandira Feghali (PCdoB), Paulo Ganime  (Novo) e Alessandro Molon (PSB), do estado do Rio de janeiro, e Paulo Foletto (PSB), do Espírito Santo. Além disso, o IFFluminense conquistou R$ 5.450.000,00 junto à bancada dos deputados federais do Rio de Janeiro. Essa última emenda foi captada em um trabalho conjunto pelas quatro instituições da Rede Federal do estado do Rio – IFF, IFRJ, Cefet-RJ e Colégio Pedro II -, totalizando R$ 21.800.000,00.

Confira os valores e a destinação dos recursos na tabela abaixo:

Emendas Parlamentares
Valor Deputado(a) Federal Ações  Campi
R$ 1.300.000,00 Glauber Braga Reestruturação de Espaços Estudantis  Bom Jesus, Cabo Frio,
Cambuci, Itaboraí,
Macaé, Maricá,
Quissamã, Santo Antônio
de Pádua e São João da
Barra
R$ 250.000,00 Glauber Braga Assistência Estudantil  Unidades do IFF
R$ 1.400.000,00 Jandira Feghali Obra e equipamentos (Saiba mais AQUI) Campos Guarus
R$ 500.000,00 Paulo Ganime  Equipamentos de Laboratório  Campos Guarus
R$ 700.000,00 Alessandro Molon Obra e equipamentos  Bom Jesus e Cambuci
R$ 500.000,00 Paulo Foletto Equipamentos e material de consumo Bom Jesus
R$ 5.450.000,00 Bancada Federal-RJ Custeio e Assistência Estudantil  Unidades do IFF
Total: R$ 10.100.000,00

Os recursos captados pelo IFF superaram as expectativas do diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara: “A princípio, este seria um ano difícil para captação de recursos de emendas individuais por ser ano eleitoral, ocasião em que os prefeitos e vereadores, por meio de suas lideranças, apoiam os candidatos, mas, mesmo diante desse contexto, conseguimos realizar algumas ações coletivas que proporcionaram ao IFF esses recursos”, afirmou Fernando, referindo-se ao trabalho conjunto da sua diretoria com o reitor do Instituto, Jefferson Manhães, reitores do IFRJ, Cefet-RJ e Colégio Pedro II, e aos campi que inscreveram projetos em editais, como é o caso do Campus Guarus, que receberá emenda de R$ 500.000,00 do deputado federal Paulo Ganime para aquisição de equipamentos de laboratório.

"Eu acredito que o ano de 2023 será muito promissor para o IFF, com ambientes de trabalho melhores para os nossos educadores e ambientes de estudos melhores para fortalecer a formação dos nossos estudantes”.                                      Jefferson Manhães

Fernando destaca, ainda, que “o mais importante é a necessidade de todos compreendermos que juntos somos mais fortes em face às possibilidades que existem de participação em proposição tanto de emendas individuais, por meio de projetos, quanto por votação popular, tendo em vista a dimensão de nossa instituição, que possui um número expressivo de estudantes e servidores”, ressalta o diretor.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, os recursos obtidos serão fundamentais em 2023 para ampliar os ambientes de aprendizagem e a infraestrutura da instituição, mas, principalmente, pela emenda de bancada que será destinada para custeio e para a política de assistência ao estudante, oferecendo melhores condições e dando o apoio necessário para sua permanência e êxito no Instituto.

“É um dos maiores volumes de recursos que nós conseguimos em um único ano e que vem em um momento muito importante, em que as nossas instituições estão tendo um conjunto de restrições e, por isso, optamos por tentar uma captação grande para o custeio da instituição”, ressaltou o reitor, acrescentando que está muito esperançoso, “pois o novo governo, na transição, já aponta para uma recomposição dos valores de custeio e de investimento das nossas instituições. Somados a esses valores que nós obtivemos, eu acredito que o ano de 2023 será muito promissor para o IFF, com ambientes de trabalho melhores para os nossos educadores e ambientes de estudos melhores para fortalecer a formação dos nossos estudantes”, finaliza Jefferson.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!