Notícias

Empreendedorismo

Mostra de Extensão promove III Encontro de Empresas Juniores da região

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2018 14h51, última modificação 24/10/2018 11h54
O evento fez parte da programação paralela da Mostra e reuniu empresas da Uenf e de diversos campi do IFF.
Mostra de Extensão promove III Encontro de Empresas Juniores da região

Evento contou com uma capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltada para empresas juniores.

 O III Encontro das Empresas Juniores aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de outubro, no Multimídia do Centro de Ciências do Homem da Uenf. Organizado pela AlQualis Jr., empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Campus Bom Jesus, o evento fez parte da programação paralela da X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ, e contou com uma capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltada para empresas juniores

 O evento reuniu, além do núcleo Fluminense e da Federação de Empresas Juniores do estado do Rio de Janeiro, integrantes de nove empresas do IFF, da UFF e da Uenf, entre elas a Line Code, do Bacharelado em Sistemas de Informação do IFF Itaperuna, a Estratégia Júnior, do Curso Superior em Ciências Econômicas da UFF Campos, e a Soul Code Jr., da Graduação em Ciências da Computação da UENF. A programação incluiu palestras, depoimentos e troca de experiências entre os participantes, que discutiram suas trajetórias nos projetos, falaram sobre trabalhos realizados pelas empresas e conversaram sobre temáticas relacionadas ao empreendedorismo no Brasil.

 Juliana Gonçalves, assessora administrativa da Engloba Consultoria, empresa júnior de engenharia da Uenf, que estava no encontro como ouvinte, destacou que os encontros “são essenciais para nos encontrarmos no propósito do movimento, que é de fato mudar a nossa região, não só economicamente, mas socialmente. E são importantes justamente por trazerem as pessoas para conhecerem esse movimento, que é lindo.”

 Duas representantes da Lignum, empresa júnior do Curso de Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus estiveram presentes, Julia Machado Mendonça e Marcelle Ferreira Neves Caldas. Elas são, respectivamente, diretora de projetos e diretora do administrativo financeiro da empresa, que oferece sete serviços na área ambiental e já fechou 41 projetos, estando cinco deles em andamento atualmente.

 Para Júlia, o evento ajuda a divulgar o trabalho que realizam e fomenta a melhoria dentro da empresa. Sobre sua trajetória como empresária júnior, ela destacou: “Depois que entrei, vi o que o movimento é, o que ele gera para o Brasil. Mesmo tendo tantos problemas no nosso país temos esse movimento (de empresas juniores) em que as pessoas estão conectadas com o mesmo ideal e com a mesma motivação, que é transformar o Brasil para melhor”.

 Marcelle Ferreira Neves Caldas, que também é vice presidente da Lignum, ressalta que “o evento, assim como o movimento de empresas juniores, traz essa ideia de estarmos nos conectando, trocando experiência. Um empresário que está em Bom Jesus pode ajudar um que está aqui em Campos, o problema que eu tenho pode ter solução em uma outra empresa júnior. Esse evento traz um pouco disso, é um auxílio para nos sentirmos parte da rede e sentirmos que não estamos sozinhos”.

 A décima edição da Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e segunda UFRRJ aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro, no de Convenções da Uenf, e no dia 20, no Jardim São Benedito, em Campos-RJ. Reuniu 1247 inscritos, apresentação de 312 trabalhos sobre diferentes temáticas e 15 minicursos, além dos encontros e rodas de discussão da programação paralela.