CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Projeto do IFF Bom Jesus é premiado em uma das maiores feiras de ciências da América Latina

Notícias

Projeto do IFF Bom Jesus é premiado em uma das maiores feiras de ciências da América Latina

Ensino Médio

Evento reúne anualmente estudantes de mais de 20 países em Novo Hamburgo (RS). Edição 2018 aconteceu entre os dias 21 e 26 de outubro.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/10/2018 10h07, última modificação 14/11/2018 11h47
Show image carousel Projeto foi premiado com terceiro lugar na área de ciências ambientais.

Projeto foi premiado com terceiro lugar na área de ciências ambientais.

Uma necessidade dos pequenos agricultores da região norte e noroeste fluminense e sul capixaba fez surgir o projeto que levaria as alunas Isabela Narde e Izabella Azevedo, do curso técnico em Meio Ambiente, e Rebeca Roza, do curso técnico em Informática, a uma das maiores feiras de ciências para jovens do Ensino Médio da América Latina, a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Iniciado em abril de 2018, o projeto foi premiado no evento com o terceiro lugar na área de ciências ambientais. A proposta é o desenvolvimento de um bioinseticida para controle da formiga cortadeira, espécie que vem causando danos à produção vegetal e gerando prejuízos para pequenos agricultores.

Duas formulações foram testadas pelas estudantes. A primeira, à base de óleo essencial de eucalipto, obteve 80% de eficiência, enquanto a segunda, feita a partir do extrato aquoso de capim limão, mostrou-se 60% eficiente no combate às formigas. Ambos os resultados são considerados positivos, se comparados a outros já produzidos. Os testes foram feitos em laboratório e a próxima etapa é analisar o uso do produto no campo, para avaliar o impacto do clima em sua eficácia.

A conquista do prêmio para as jovens pesquisadoras foi motivo de estímulo e satisfação. “Estamos muito contentes, pois foi nossa primeira pesquisa científica. Outras instituições de ensino e pesquisa costumam visitar o evento para oferecer bolsas em universidades, cursos de inglês e credenciamentos para feitas nacionais e internacionais”, conta Izabella, destacando a visibilidade trazida pela premiação. “O evento é uma experiência incrível, tanto pelos diversos projetos interessantes que conhecemos quanto pela troca entre as culturas e o contato com jovens de vários lugares do planeta”, disse. O sucesso da equipe é um incentivo também para os demais alunos do Instituto Federal Fluminense. “Queremos que muitos outros estudantes se interessem pela ciência brasileira”, concordam as autoras do projeto.

A Mostratec é uma das maiores feiras de ciências para jovens do ensino médio da América Latina. Acontece anualmente em Novo Hamburgo (RS), realizada pela Fundação Liberato. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Mais de 20 países participam da exposição, com mais de 640 projetos inscritos. Paralelamente à feira, acontecem o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (IET), a Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. Entre os objetivos do evento está a integração entre instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, aplicação e divulgação de novas tecnologias.