CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Ensino Médio

Projeto do IFF Bom Jesus é premiado em uma das maiores feiras de ciências da América Latina

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/10/2018 10h07, última modificação 14/11/2018 10h47
Evento reúne anualmente estudantes de mais de 20 países em Novo Hamburgo (RS). Edição 2018 aconteceu entre os dias 21 e 26 de outubro.
Estudantes apresentam projeto na Mostratec

Projeto foi premiado com terceiro lugar na área de ciências ambientais.

Uma necessidade dos pequenos agricultores da região norte e noroeste fluminense e sul capixaba fez surgir o projeto que levaria as alunas Isabela Narde e Izabella Azevedo, do curso técnico em Meio Ambiente, e Rebeca Roza, do curso técnico em Informática, a uma das maiores feiras de ciências para jovens do Ensino Médio da América Latina, a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Iniciado em abril de 2018, o projeto foi premiado no evento com o terceiro lugar na área de ciências ambientais. A proposta é o desenvolvimento de um bioinseticida para controle da formiga cortadeira, espécie que vem causando danos à produção vegetal e gerando prejuízos para pequenos agricultores.

Duas formulações foram testadas pelas estudantes. A primeira, à base de óleo essencial de eucalipto, obteve 80% de eficiência, enquanto a segunda, feita a partir do extrato aquoso de capim limão, mostrou-se 60% eficiente no combate às formigas. Ambos os resultados são considerados positivos, se comparados a outros já produzidos. Os testes foram feitos em laboratório e a próxima etapa é analisar o uso do produto no campo, para avaliar o impacto do clima em sua eficácia.

A conquista do prêmio para as jovens pesquisadoras foi motivo de estímulo e satisfação. “Estamos muito contentes, pois foi nossa primeira pesquisa científica. Outras instituições de ensino e pesquisa costumam visitar o evento para oferecer bolsas em universidades, cursos de inglês e credenciamentos para feitas nacionais e internacionais”, conta Izabella, destacando a visibilidade trazida pela premiação. “O evento é uma experiência incrível, tanto pelos diversos projetos interessantes que conhecemos quanto pela troca entre as culturas e o contato com jovens de vários lugares do planeta”, disse. O sucesso da equipe é um incentivo também para os demais alunos do Instituto Federal Fluminense. “Queremos que muitos outros estudantes se interessem pela ciência brasileira”, concordam as autoras do projeto.

A Mostratec é uma das maiores feiras de ciências para jovens do ensino médio da América Latina. Acontece anualmente em Novo Hamburgo (RS), realizada pela Fundação Liberato. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Mais de 20 países participam da exposição, com mais de 640 projetos inscritos. Paralelamente à feira, acontecem o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (IET), a Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. Entre os objetivos do evento está a integração entre instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, aplicação e divulgação de novas tecnologias.