CAMPUS CAMPOS CENTRO

Lista de recursos e serviços da Biblioteca

 Capacitação para acesso e o uso dos recursos informacionais disponíveis

Os bibliotecários podem auxiliá-lo na identificação das fontes mais importantes para sua pesquisa e na utilização dos recursos de busca para localizar os documentos mais relevantes. Assim, são oferecidas, regularmente, capacitações sobre bases de dados específicas, selecionadas de acordo com o perfil de cada comunidade. Os cursos exploram as características das diferentes bases de dados, as estratégias de busca e as ferramentas de gerenciamento de referências.

 Catalogação na fonte (ficha catalográfica de obras publicadas pelo ou no IFF – trabalhos acadêmicos)

 Para Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados para os cursos do IFFluminense do campus Campos Centro utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica.

Para livros, anais de eventos e demais documentos: os bibliotecários podem confeccionar a ficha tendo em mãos uma versão preliminar do seu trabalho.

Consulte a Biblioteca.

 Consulta ao acervo

Consulta local - Aberta à comunidade interna e aos visitantes.

Facultada a consulta fora das dependências da biblioteca:

- Aos alunos e servidores de até 2 (dois) volumes pelo período de 1h, a contar do horário de retirada dos mesmos;

- Aos visitantes de 1 (um) volume, pelo período de 1h, mediante assinatura do Termo de Compromisso de Devolução do item retirado.

 Disponibilização de espaço físico para a realização de exposições e eventos culturais

 Empréstimo, renovação e devolução

 O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado a sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado a fim de preservar a sua integridade. O usuário deverá conferir se o(s) item(ns) retirado(s), seja como consulta ou empréstimo domiciliar, esta(ão) em perfeitas condições. 

Empréstimo

            Facultado exclusivamente aos alunos e servidores do IFFluminense, de acordo com as categorias abaixo: 

Obras que não são passíveis de empréstimo domiciliar:

  • Obras de referências (enciclopédias, dicionários, etc.);
  • Obras que a Biblioteca possua um único exemplar e/ou que tenham sido colocadas como exemplar exclusivo para consulta;
  • Obras raras e de coleções especiais;
  • Periódicos.

 

Em período de inventário do acervo a Coordenação da Biblioteca poderá suspender o serviço de empréstimo de publicações.

 Renovação online

O item tomado como empréstimo por uma vez poderá ser renovado pelo mesmo prazo, desde que o mesmo não tenha sido reservado.

A renovação será realizada EXCLUSIVAMENTE pelo sistema na Internet desde que o usuário não tenha pendências com a Biblioteca e o prazo de devolução não tenha vencido.

Renovações no balcão de atendimento da Biblioteca serão aceitas para o caso de usuário com multa pendente, após acerto da situação. O exemplar poderá ser renovado se não existir reserva para o mesmo.

            Devolução

A devolução dos materiais emprestados deverá ser realizada diretamente no balcão de atendimento da biblioteca.

Lembramos que:

  1. Não serão considerados devolvidos os materiais deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca, ou seja, enquanto o sistema não processar a devolução do material, o usuário estará em débito com a biblioteca.
  2. é de responsabilidade do usuário o controle do prazo de devolução de seus empréstimos.
  3. a não devolução do material emprestado pelo usuário, dentro do prazo estabelecido gerará multa diária.

A multa será cobrada no caso de atraso na devolução e contabilizada por obra, inclusive sábados, domingos, feriados e recessos a contar da data prevista de devolução até a data da devolução efetiva ou ressarcimento da obra à Biblioteca. O valor da multa diária cobrada será de R$ 1,00 (um real), considerando a data do pagamento. Será considerado material bibliográfico extraviado o atraso na sua devolução por prazo superior a 30 dias da data de devolução.

Constitui obrigação da Biblioteca fornecer comprovante do recebimento da obra devolvida, bem como o documento referente à situação do usuário para com a Biblioteca. O comprovante de devolução é documento hábil para isentar o usuário de responsabilidade quanto à eventual cobrança de obra já devolvida.

 Pagamento da taxa por atraso na devolução, extravio ou dano

O pagamento de taxa por atraso na devolução de documentos nas bibliotecas é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União).
A GRU deve ser emitida na página da Biblioteca, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar a biblioteca. Procedimentos para cobrança de multas e outras penalidades.

O usuário que danificar e/ou extraviar o material bibliográfico é obrigado a ressarcir a Biblioteca mediante a reposição de obra idêntica ou de outra obra, no caso de obra esgotada, a critério da Coordenação da Biblioteca, ou ainda como alternativa o pagamento no valor correspondente à obra extraviada ou danificada, acrescido das despesas com a sua aquisição.

O valor da obra será aquele apurado no mercado nacional ou internacional, mediante simples consulta de preço, via correio, fax, telefone ou Internet. Quando se tratar de obra esgotada, seja nacional ou estrangeira, o seu valor original será atualizado pelo valor do dólar do dia do pagamento, convertido em real. O valor das despesas com a aquisição da obra será atualizado pelo valor do dólar do dia do pagamento, convertido em real. O ressarcimento financeiro pelo usuário deverá ser pago por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), que reverterá para compra da obra e encaminhamento para Biblioteca.

 Reserva de obras online

A reserva deverá ser efetuada EXCLUSIVAMENTE pelo sistema na Internet, sendo permitida para até dois títulos por usuário. A reserva só será efetivada caso não existam exemplares disponíveis no acervo.

O usuário é notificado por email da disponibilidade do item e deve se dirigir a Biblioteca para retirá-lo. O item ficará disponível por um prazo de 48 horas úteis a contar do dia seguinte da data da notificação por email.

 Emissão de GRU

A GRU (Guia de Recolhimento da União) deve ser emitida na página da Biblioteca, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar a biblioteca. Procedimentos para quitação da taxa por atraso por GRU.

 Guarda-volumes

            O usuário, antes de entrar na biblioteca deverá deixar seus pertences (bolsas, mochilas e similares) no guarda-volumes. As chaves podem ser retiradas no balcão de empréstimo.

Seu uso é permitido durante o tempo de permanência do usuário na biblioteca.

 ATENÇÃO:  A biblioteca não se responsabiliza por objetos (pastas, bolsas, sacolas, pacotes, etc.) deixados nos guarda-volumes. Portanto, evite deixar pertences de valor como dinheiro, computadores e celulares.

Levantamento bibliográfico

O levantamento bibliográfico consiste em pesquisar a bibliografia existente sobre um determinado assunto, seguindo os dados oferecidos pelo usuário, como palavras-chave, tipologia do material e idioma. O usuário deve procurar o Serviço de Referência ter acesso a este serviço.

 Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT

A Biblioteca do campus Campos Centro oferece a orientação no uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT referentes à padronização de trabalhos acadêmicos, referências bibliográficas e citações. O usuário deve procurar o Serviço de Referência ter acesso a este serviço.

 Salas para estudo em grupo e ambiente para estudo individual

As salas de estudo em grupo deverão ser utilizadas por grupos com no mínimo 04 (quatro) e, no máximo, 06 (seis) pessoas.

As salas de estudo em grupo serão disponibilizadas preferencialmente para alunos e servidores vinculados ao IFFluminense, em não havendo, poderá ser utilizada pela comunidade externa em geral.

O horário de funcionamento das salas será de: Segunda a sexta-feira de 08:00 às 20:50min.

A biblioteca não se responsabilizará por qualquer tipo de material utilizado e/ou deixado nas salas de estudo;

A retirada da chave para o uso da sala de estudo em grupo deve ser feito no balcão de atendimento da biblioteca.

Os usuários devem colaborar para manter o local limpo e zelar pelo patrimônio público desta instituição de ensino (equipamentos, material bibliográfico e móveis da sala).

 Visita orientada à Biblioteca (com agendamento prévio)

 A visita orientada poderá ser agendada durante o semestre letivo para mostrar os acervos, sua organização e os serviços disponibilizados à comunidade. O usuário deve procurar o Serviço de Referência ter acesso a este serviço.

 Contatos

  • E-mail: bibliotecadgccentro@iff.edu.br
  • Fone: (22) 2726-2872
  • Endereço: Rua Dr. Siqueira, 273 – Bloco E – Parque Tamandaré – Campos dos Goytacazes – RJ – CEP 28030130