CAMPUS CAMPOS CENTRO

Conselho do campus aprova estudo para criar o Curso de Bacharelado em Design

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/08/2019 19h02, última modificação 28/08/2019 19h02
A Pró-reitoria de Ensino vai analisar o documento. A criação da nova graduação depende da aprovação do Conselho Superior do IFFluminense.
Reunião do Conselho do campus encaminhou estudo sobre a criação do Curso de Bacharelado em Design

Conselheiros do campus aprovaram estudo sobre a extinção do Curso Tecnológico de Design e a criação do Bacharelado. (Fotos: Raphaella Cordeiro)

O Conselho do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro aprovou nesta quarta-feira, 28 de agosto, um estudo que prevê a extinção do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e a criação do Curso de Bacharelado em Design. O documento será encaminhado à Pró-reitoria de Ensino e, posteriormente, votado pelo Conselho Superior, órgão deliberativo que dará a decisão final sobre a proposta.

De acordo com a coordenadora do Curso de Tecnologia em Design Gráfico do campus, Joelma Alves de Oliveira, caso seja aprovado pelas instâncias superiores do IFFluminense, o Curso de Bacharelado em Design tem previsão de abrir o edital com 60 vagas anuais no primeiro semestre de 2021.

Joelma afirmou que a extinção do Curso de Tecnologia em Design, que já tem 15 anos de existência no IFF Campos Centro, só irá acontecer quando todos os alunos matriculados estiverem formados. O último vestibular oferecido para esta graduação é o que está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Joelma disse que quem é formado no curso tecnológico terá que prestar o vestibular para o bacharelado e, se aprovado, pedir o aproveitamento de algumas disciplinas já cursadas.

“Um curso de tecnologia tem até 3 anos de duração. O nosso tem 2.540 horas e isso faz com que a gente tenha uma formação ampla, mas com uma preparação para que o profissional seja logo absorvido pelo mercado. E o curso de bacharelado é mais extenso e as disciplinas complementam mais o profissional que precisa ter conhecimentos multidisciplinares hoje e isso demanda mais tempo”, defende.

Mais opções. Para a coordenadora, o Curso de Bacharelado em Design poderá abrir um leque maior de especialidades na formação. “É um curso de bacharel com ênfase em Design gráfico. Mas poderá, amanhã, por exemplo, abrigar um Design de Moda ou de Interiores. É um curso mais amplo e de oportunidades de formação. O mercado exige um profissional mais completo”, explica.