CAMPUS CAMPOS CENTRO

Citi 2019

Preparativos para o 10º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI)

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/07/2019 12h56, última modificação 15/07/2019 14h08
Iniciativa oferece certificados das atividades, competições tecnológicas e submissão de artigos.

O evento, que acontecerá de 27 a 29 de novembro, é elaborado sob a supervisão da Coordenação de Informática do campus, com a colaboração dos estudantes dos Cursos Superiores e da Pós-Graduação da área de Informática. Propõe a disseminação de produções científicas na área de Tecnologia da Informação e Educação para facilitar o acesso ao conhecimento tecnológico.

Nesta edição, o Congresso selecionou como tema central “Tecnologias Emergentes: novos desafios na educação e na formação do profissional de TI”, o qual pretende criar debates sobre as tecnologias surgidas nos últimos anos e como elas podem auxiliar na educação e no aprimoramento da Tecnologia da Informação. Palestras, mesas-redondas, painéis, apresentações de artigos científicos, oficinas e minicursos serão concedidos.

Toda comunidade acadêmica do IFFluminense e de outras instituições de ensino poderão submeter trabalhos dentro dos ramos: Informática na Educação, que engloba temas como “Computação Afetiva”, “Ensino Híbrido”, “Games e Gamificação”, “Realidade Aumentada”, dentre outros; ou Informática Aplicada, que engloba temas como “Engenharia de Software”, “Gestão de TI”, “Inteligência Artificial”, “Processo de Software”, dentre outros. A submissão de artigos poderá ser realizada até dia 31 de agosto e, sendo enviada a notificação de validação no dia 20 de outubro, uma taxa para a publicação será cobrada.

Desafios educacionais – A edição de 2019 traz Gincana de Programação, com objetivo de aprimorar o raciocínio lógico e habilidades dos alunos de Técnico de Informática do campus, e uma Competição de Robótica, visando promover uma disputa sadia que estimule criatividade e aplicação de conhecimentos técnicos dos participantes.

O desafio simulará uma situação de desastre, na qual há vítimas a serem resgatadas e, para socorrê-las, é preciso utilizar robôs autônomos. As equipes interessadas na atividade podem se inscrever até dia 20 de outubro. Além disso, o evento incorpora uma ação solidária para doação de materiais para duas instituições de caridade de Campos, sendo elas: Asilo Monsenhor Severino e Educandário para Cegos São José do Operário.

Maiores informações sobre as atividades e inscrições AQUI