CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Maior festival de ciência do mundo acontece em Campos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/05/2019 13h15, última modificação 14/05/2019 13h15
O Pint of Science é realizado no município pela segunda vez; 85 cidades brasileiras promoverão conhecimento em bares.

De 20 a 22 deste mês, cidades do mundo inteiro promovem o Pint of Science, evento que surgiu em Londres, em 2013, trazendo palestras e pesquisas científicas para bares. Em Campos, três bares vão receber 19 renomados palestrantes com temas relevantes. É a segunda vez que a cidade sedia o festival. Serão dois bares na Avenida Pelinca: Antônio e Sagritos, e Armazém Gastropub, na Avenida Arthur Bernandes.

Os temas foram organizados em nove mesas-redondas de áreas distintas do conhecimento. Para quem não conhece produções e artigos científicos realizados nas universidades, esta é uma forma de apresentar ao grande público o que os pesquisadores realizam nas instituições de ensino superior, e que tem aplicação no nosso dia a dia. No festival, por exemplo, mestres e doutores brasileiros e estrangeiros estarão nos bares para compartilhar suas obras científicas. Em Campos, a programação é bastante diversificada.

A coordenadora do Pint of Science em Campos é a doutora e bióloga Aline Intorne, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Ela considera que o evento cresceu por interesse e adesão de pesquisadores e estudantes este ano quando comparado ao festival realizado em 2018, que já foi um sucesso de público. O Pint of Science em Campos é realizado pela UENF e tem apoio de diversas instituições de ensino como IFRJ, IFF, PUC-Rio, FMC e UFFRJ; a Livraria Leitura, além do governo municipal, entre outros.  Os patrocinadores do evento são a Cervejaria Pindorama e o Laboratório de Análises Clínicas Hemoclin. A equipe de trabalho reúne cerca de 15 voluntários que ajudam a realizar e divulgar o festival, além dos 19 mestres e doutores que se apresentarão nos bares da cidade com suas pesquisas científicas.

O público tem acesso livre para as reuniões nos bares de Campos e em qualquer cidade onde o Pint of Science é realizado no país. O evento é gratuito. A expectativa para a segunda edição entre o público é grande, pois é uma maneira divertida e agregadora de se promover conhecimento. A programação completa das apresentações nas cidades brasileiras pode ser conferida no site do evento www.pintofscience.com.br, bastando selecionar o local desejado. Confira a seguir, um resumo das apresentações em Campos dos Goytacazes, de 20 a 22 de maio:

Programação

Bar Antônio

Dia 20

Tema: Aedes: cadeia nele!

“Acabamos com os mosquitos ou eles acabam com a gente?”

Palestrante: Richard Ian Samuels (Bacharel em Zoologia (Universidade de Durham), mestre (Universidade de Londres) e doutor (Universidade de Bath). Professor na UENF e coordenador da Rede Zika da FAPERJ).

 “Barrepel uma nova estratégia no combate ao Aedes aegypti”

Palestrante: Edmilson José Maria (Bacharel e licenciado em Química pela UFJF. Doutor em Ciências/Química Orgânica pela UFMG com estágio no CNRS/ICSN Paris-França. Professor na UENF).

Dia 21

Tema: Campos e sua História

“Vila de São Salvador - província do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo?”

Palestrante: Carlos Eugênio Soares de Lemos (Formado em História (UNIFLU/FAFIC) e Letras (UFF/CEDERJ), mestre em Comunicação (ECO/UFRJ) e doutor em Ciências Humanas (IFCS/UFRJ). Professor da UFF).

“Transformações ambientais regionais vinculadas às globais”

Palestrante: Aristides Arthur Soffiati Netto (Graduado em história pela FAFIC, com mestrado em História e doutorado em História Social pela UFRJ. Professor da UFF).

Dia 22

Tema: Respirar mata mais do que se imagina

“De onde vem as partículas atmosféricas e quais seus efeitos em nossa vida?”

Palestrante: Adriana Gioda (Química, mestre (UFSM) e doutora (UFRJ). Por 5 anos trabalhou na Universidade de Puerto Rico nos Estados Unidos. Professora da PUC-Rio).

“Impacto da poluição aérea nas doenças respiratórias”

Palestrante: Patrícia Andrade Meireles (Médica Pneumologista pelo Instituto de Doenças do Tórax -UFRJ).

Bar Sagritos

Dia 20

Tema: Comida, diversão e arte

“Sim! Nós temos... feijão!”

Palestrante: Rosana Rodrigues (Engenheira agrônoma e mestre pela UFRRJ. Doutora pela UENF com Pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida. Professora e Pró-Reitora da UENF).

“Cana-de-açúcar: do campo à cachaça”

Palestrante: Giovane Leal de Souza Silva (Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia pela UFRRJ. Professor da UFRRJ).

“Tradição e cultura: a doce literatura campista”

Palestrante: Carmen Eugênia Sampaio de Lemos Gomes (Historiadora pela FAFIC e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM. Professora da rede pública municipal, estadual e UNIFLU)

Dia 21

Tema: Sociedade da (des)informação

“Me engana que eu posto: o problema das Fake News na Ciência”

Palestrantes:

Franz Viana Borges (Biólogo, mestre e doutor pela UENF. É professor do IFF).

Fabiane Araújo (É bacharel em Sistemas de Informação, e mestre pelo IFF. CEO na Empresa de desenvolvimento de software Hendel. Professora na UCAM).

Dia 22

Tema: Mulher, anzol e tubos de ensaio

“O futuro feminino: desafios e conquistas da mulher na Ciência”

Palestrante: Hingrid Yara Souza Quintino (Bióloga, mestre (UFRJ) e doutora (USP). É especialista em besouros e editora e administradora do site Mulheres na Ciência).

“Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal”

Suelen Ribeiro de Souza (graduada em História (UNIFSJ), mestre e doutoranda em Políticas Sociais (UENF).

 Armazém Gastropub

Dia 20

Tema: Homem do futuro: você tem medo?

 “Como será o homem do futuro?”

Palestrante: João Carlos de Aquino Almeida (Biólogo, Mestre e Doutor em Biofísica pela UFRJ. Professor da UENF).

“Sociedade e relações humanas no século XXI”

Palestrante: Gisele Maria Ribeiro de Almeida (Economista, Mestre e Doutora em Sociologia pela Unicamp. É professora da UFF).

 Dia 21

Tema: Todos os animais merecem cuidados

“Medicina Veterinária Regenerativa: Uma nova abordagem terapêutica para o seu animal de estimação”

Palestrante: Enrico Jardim Clemente Santos (Biólogo e mestre pela UENF. Fez doutorado na USP e Pós-doutorado na UNIFESP)

“Um olhar sobre as interações entre o lixo marinho e os animais”

Palestrante: Ana Paula Madeira Di Beneditto (Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela UENF. Professora da UENF)

Dia 22

Tema: Crianças querem ciência

“Educação Matemática: A OBMEP como instrumento de inclusão social”

Palestrante: Nelson Machado Barbosa (Matemático (UENF), mestre e doutor em Modelagem Computacional (UERJ). Professor da UENF).

 “Divulgando Ciência e despertando vocações”

Palestrante: Marcelo de Oliveira Souza (Bacharel, licenciado, mestre (UFF) e doutor em Física (UFRJ). Professor da UENF, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e da entidade internacional Astrônomos sem Fronteiras (UNAWE).

Mais informações, imagens, vídeos e links do Pint of Science no Brasil e no mundo, acesse os sites:

www.pintofscience.com / www.pintofscience.com.br