CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estrutura

Ministro da Educação participa de solenidade de inauguração do edifício Gilberto Paes Rangel

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/01/2018 14h24, última modificação 26/01/2018 09h51
Chamado informalmente de Bloco G, o prédio composto por oito pavimentos vai receber futuramente cursos, extensão da biblioteca e um observatório astronômico.

Autoridades e servidores do Instituto aplaudem a nova conquista.

Mendonça Filho chegou ao Campus Campos Centro pouco depois das 10 horas, acompanhado pelo reitor do Instituto, Jefferson Manhães de Azevedo, do diretor-geral, Carlos Alberto Henriques, do presidente da câmara municipal, Marcão Gomes e do prefeito de Campos, Rafael Diniz.

Além das autoridades, participou do descerramento da placa alusiva ao evento, o professor do  campus, João Rangel, filho do ex-diretor Gilberto Paes Rangel. O nome do professor Gilberto Rangel, que foi diretor da Escola Técnica Federal de Campos, passa a denominar a nova estrutura de salas e laboratórios. Ela está totalmente construída faltando receber climatização, equipamentos de laboratórios e mobiliário.

O ministro Mendonça Filho disse notar "o trabalho extraordinário no ensino técnico e tecnológico realizado em todo o Brasil pelos Institutos Federais". Ele demonstrou surpresa pela estrutura física e de cursos oferecidos pelo IFF e disse que "Campos é muito relevante nessa ação" (do ensino profissional e tecnológico).

O diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, anfitrião do ministro e das demais autoridades, disse que "O momento é importantíssimo, em que se inaugura mais um espaço" e que "hoje a nossa escola tem um problema crônico que é a sala de aula", referindo-se ao crescimento da oferta de cursos e a geração de novos espaços físicos. "Agora vamos enfrentar o desafio de mobiliar" o novo espaço entregue oficialmente pelo ministro.

Entre outras observações, o reitor do Instituto, Jefferson Azevedo, destacou o fato de as novas instalações permitirem no futuro próximo "o encontro conceitual  das licenciaturas e dos laboratórios, como se vê em poucas instituições". Iniciado como Escola de Aprendizes Artífices, no começo do século XX, o IFFluminense está em expansão de sua oferta de ensino profissional e tecnológico passando a oferecer nas últimas décadas também cursos de licenciaturas, engenharias e pós-graduação, sem deixar de incorporar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino a distância, entre outras ações.