CAMPUS CAMPOS CENTRO

Professores e estudantes participam de curso oferecido pelo PAPMEM

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/01/2019 16h36, última modificação 28/01/2019 15h04
Polo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática, regional do Norte Fluminense e Região dos Lagos, realiza curso no Campus Campos Centro.

Participantes do curso acompanham professor do IMPA.

O curso iniciou nesta segunda-feira, 21 de janeiro, com aula ministrada por videoconferência diretamente do Instituto de Matemática Aplicada (IMPA). Os participantes acompanharam a aula no Auditório Reginaldo Rangel. Há também trabalhos em grupo. Os participantes são inscritos no Programa de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino médio (PAPMEM).

De acordo com o coordenador do polo do Norte Fluminense e Região dos Lagos, professor Alex Cabral, o curso é destinado a estudantes de matemática e professores das redes pública e privada, do município, estado ou rede federal. "Abrangemos o Norte Fluminense e Região dos Lagos. O Noroeste fluminense é atendido por outro polo que ajudamos a criar, no campus Santo Antonio de Pádua", detalha Alex.

O curso vai durar uma semana, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. "Os alunos inscritos gostam bastante do curso e está bem satisfatória a resposta”, avalia o coordenador e professor de matemática do Campos Centro, Alex Cabral.

Participantes- Mariana Peixoto Siqueira é aluna de Licenciatura em Matemática, oferecida no Campus Campos Centro do IFF, e está lidando com conteúdos ainda desconhecidos. "Achei o curso muito bom, porém, como não tenho minha formação completa, senti um pouco de dificuldade na realização dos exercícios. Mas isso foi importante para eu ver onde está o meu erro. Achei o curso maravilhoso e que deveria ter todos os anos, consecutivamente", considera ela.

Também estudante de matemática no Instituto, Ameckson de Souza Ferreira dá seu depoimento: "Participar do Papmem é uma oportunidade muito boa porque nós, enquanto alunos, já vamos vendo a realidade de professores e isso já vai nos aprimorando para o futuro. É sempre bom ver que a edição de janeiro voltou, porque, até então, estava sendo realizada só no meado do ano. E é uma oportunidade muito boa, tanto participar quanto trabalhar na organização de projeto."

Rodrigo Garnier Oliveira é outro aluno de licenciatura do IFF e destaca a contribuição para seu futuro profissional: "O curso sem dúvida tem trazido muitas contribuições por conta do conhecimento. Os professores sempre falam que professores devem ter um conhecimento além do que é visto em sala. Embora o curso não tenha terminado, ele tem contribuído e muito sobre as diversas formas de trabalhar as questões em sala de aula."

Para Pedro Cesar Gomes Neto, professor da rede municipal em Macaé, da Faetec e do Ise-Censa, em Campos, o polo regional é um facilitador: "O curso de capacitação de professores é sempre de grande valia para a gente se aprimorar. É um curso que já comecei há bastante tempo e é um prazer tê-lo na nossa cidade, por meio do Alex, que não mediu esforços em trazê-lo. Facilita porque o curso acontece no Rio de Janeiro, na capital, e a gente poder tê-lo na cidade de Campos, facilita bastante esse aprimoramento."