CAMPUS MACAÉ

Campus Macaé obtém licença para radioamador

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 17/12/2019 13h01, última modificação 17/12/2019 13h01
O transmissor foi montado por alunos do Ensino Médio sob orientação do professor Eduardo Beline.
Campus Macaé obtém licença para radioamador

Estação transmissora de baixa potência em funcionamento no campus.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu permissão para o funcionamento de estação de radioamador no Campus Macaé, com o indicativo de chamada PY1IFF. O transmissor foi utilizado com sucesso pela primeira vez fazendo contato com a estação de rádio DPØGVN, instalada na Estação de Pesquisa Alemã "Neumayer III" em Dronning Maud Land, Antártica.

O objetivo do projeto, coordenado pelo professor Eduardo Beline, é avaliar condições de propagação de radiofrequência usando transmissões de potência muito baixa. Um sinal é transmitido a partir do campus Macaé a cada 4 minutos, 24 horas por dia.

“Com esta licença, dois princípios pedagógicos poderão ser trabalhados com os alunos: a pesquisa e a interdisciplinaridade. Intercomunicação e investigações técnicas pautarão nossas atividades”, disse Beline.

Receptores instalados em todo o globo terrestre, ao receberem o sinal, publicam os dados de recepção que podem ser visualizados por meio do site http://wsprnet.org/.