CAMPUS MACAÉ

Projeto ensina robótica com uso de Lego

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 11/12/2015 12h18, última modificação 11/12/2015 12h18
Protótipos de máquinas são construídas com as peças de encaixar para facilitar aprendizado na área de robótica.
Bolsistas de robótica

Os bolsistas dos projetos de robótica com o robô projetado para subir em fendas.

O projeto coordenado pelo professor Luiz Roque usa o sistema Lego Mindstorm para a confecção de robôs de baixo custo que simulam processos que acontecem em fábricas. É dessa forma que os estudantes de Engenharia de Controle e Automação têm a possibilidade de por em prática os conhecimentos de robótica.

“Nós podemos simular robôs e máquinas industriais diferentes para ver na prática usando protótipos menores, mais fáceis de montar e visualizar na sala de aula.”, explicou a bolsista do projeto, Anna Júlia de Santana.

Um outro projeto do professor Roque utiliza as peças para criar robôs que ajudem na coleta de amostras para dados ambientais. Os robôs são construídos para andarem em terrenos acidentados ou lugares de difícil acesso e programados para coletarem a amostra desejada. “Meu estudo é para preparar o robô para qualquer tipo de ambiente, qualquer tipo de solo. Na pesquisa o robô deve andar tanto em solo acidentado como em solo reto, precisamos achar um mecanismo que funcione tanto em lugares propícios como em lugares de difícil acesso”, disse Raphael Fuji, bolsista do projeto intitulado “Um modelo para projeto, construção e programação de protótipos de veículos robóticos para coleta automática de amostras de dados ambientais”.

Os alunos já participaram de feira de ciências, do Congresso Fluminense de Educação Tecnológica (Confict) e dão palestras em escolas públicas. “Nessas palestras, além de incentivar a área de robótica, fazemos a divulgação do Instituto Federal Fluminense”, disse Anna.