Apresentação
A formação continuada deve ser permanente na vida e no decorrer do exercício de uma profissão, podendo se apresentar em diferentes formatos e por meio de diferentes recursos presenciais ou a distância. Segundo Nóvoa (1992, p.25), “[...] Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional”. Para tanto, é preciso que se ampliem oportunidades formais e não-formais1 em que os trabalhadores possam trocar suas experiências, seus saberes e pontos de vista.
Compreendendo a importância primordial da formação para o desenvolvimento dos servidores, professores e técnico-administrativos em educação, o IFFluminense vem, ao longo dos anos, investindo em capacitação e na elevação dos níveis de formação de seus servidores. Na certeza de que a formação deve ser permanente, especialmente numa instituição cujos profissionais lidam com a construção, produção e disseminação do conhecimento, o IFFluminense inaugura a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.
Concebida com objetivo de promover formação continuada aos trabalhadores públicos, em especial, os trabalhadores da educação, a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação foi criada em 17 de março de 2015 sendo um dos cinco pilares do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação em Educação do IFFluminense, de acordo com a Resolução N.º 10/2015. Tendo em vista a implementação de ações educacionais e públicas que buscavam contribuir para alavancar o pleno desenvolvimento do território de abrangência do IFFluminense, a Escola de Formação iniciou a promoção de ações, tais como: cursos presenciais, semipresenciais ou a distância; grupos permanentes de estudos e eventos técnico-científicos.
Em 2016, os setores que compõem a Reitoria passaram por reformulações, dentre elas, a integração da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana, por meio da criação da Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, tendo em vista a necessidade de organização e sistematização das ações de formação continuada já instituídas e o desenvolvimento de novas ações de capacitação voltadas para os servidores do IFFluminense.
Entendendo que a formação continuada para os profissionais da educação do IFFluminense, de diferentes áreas de formação, mas de mesmo campo de atuação, é indispensável, esta deve ser compreendida como dever e, ao mesmo tempo, como direito dos servidores. Nesse aspecto, a Escola de Formação busca implementar ações norteadas pelo Decreto 5.707/2006 que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal, que apresenta inúmeras diretrizes no sentido de incentivar, apoiar e promover ações de formação continuada garantindo esse direito aos servidores.
Com foco principal na demanda interna, a Escola de Formação possibilita a participação de servidores das esferas federal, municipal e estadual em algumas ações por ela promovidas, mantendo assim, o compromisso de promover formação continuada aos trabalhadores públicos do território de abrangência do IFFluminense.
Objetivos da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação
Promover ações de formação continuada em parceria com as pró-reitorias, campi do IFFluminense, poder público e outras Instituições formadoras prioritariamente para os trabalhadores da educação do IFFluminense (docentes e técnicos administrativos em educação).
2. Objetivos específicos:-
Promover, apoiar e viabilizar cursos presenciais, semipresenciais e a distância, com oferta institucional ou em parceria com outros órgãos e instituições, com base na demanda interna;
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Promover a capacitação dos novos servidores do IFFluminense;
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Promover programas de formação para gestores;
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Valorizar produções científicas e resultados de pesquisas realizadas pelos trabalhadores da educação do IFFluminense, promovendo eventos técnicos e científicos, divulgando estudos e democratizando resultados.
(1 Educação formal de acordo com Libâneo (2005) é aqui considerada como presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual, hierarquicamente estruturado, objetivos claros e específicos, depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo. A educação não-formal, qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.)