Qualidade de Vida no Trabalho do IFF

A Política de QVT do IFF foi construída por uma comissão multidisciplinar, a partir das percepções dos próprios servidores sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho.

 

 Em dezembro de 2020, foi aprovada no Consup, a Política de Qualidade de Vida (QVT) do IFFluminense com o objetivo de reunir conceitos, princípios e diretrizes que visam nortear as ações para promover o bem-estar no ambiente de trabalho de forma preventiva e amenizar as possíveis causas de mal-estar laborais.

 

 As percepções dos próprios servidores sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foram coletadas por meio da aplicação de um instrumento de avaliação (IA_QVT), durante o mês de abril de 2019, disponibilizado no SUAP por 30 dias, do qual todos os servidores tiveram a oportunidade de participar. Foram cinco as dimensões analisadas, seguindo a metodologia de FERREIRA (2011): organização do trabalho; elo trabalho e vida social; relações socioprofissionais de trabalho; reconhecimento e crescimento profissional; e condições de trabalho. Nos meses que se seguiram, foi realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados e os resultados foram compilados neste relatório, que serviu de base para a elaboração da Política de QVT do IFFluminense.

 

 Com a pandemia da Covid-19 e o trabalho remoto, a rotina dos servidores do IFF foi completamente alterada. Diante desse novo cenário, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou a pesquisa “Saúde mental e Trabalho Remoto” com todos os servidores efetivos e professores substitutos, pelo Suap, no período de 16 de novembro a 06 de dezembro de 2020, a fim de conhecer as percepções dos servidores sobre a própria saúde mental nestes tempos de pandemia de Covid-19 e a experiência do trabalho remoto. A partir dos resultados, a instituição, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho e da comissão de saúde mental, nomeada pela Portaria Nº 427/2021, promoveu uma série de iniciativas e atividades de cuidado com a saúde mental dos servidores. 

 

 

 

  • Ações voltadas para a Qualidade de Vida no Trabalho

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho, tem promovido uma série de iniciativas de cuidados com a saúde mental dos servidores. Integrando esse conjunto de ações da Comissão de Saúde Mental.

 A iniciativa teve como ponto de partida uma pesquisa, realizada em dezembro de 2020, com o tema Saúde Mental e Teletrabalho. "Já no início de 2021, avaliamos os dados apontados nessa pesquisa e pensamos em diversas ações para este ano. Por isso, foi criada a Comissão de Saúde Mental", explica Viviane.

 Confira a Portaria Nº 427/2021, que designa os servidores relacionados para integrar o Grupo de Trabalho responsável pela implementação de ações de saúde mental.

Outras ações desta série já realizadas, voltadas para a saúde mental

EventoDataTemaCanal
Live 09 de agosto Cuidados com a saúde mental Instagram do IFFluminense
Roda de conversa 13 de agosto Ansiedade, medo e insegurança Google Meet
Live 26 de agosto Saúde do trabalhador: Trabalho remoto x desgaste do trabalhador

Instagram do IFFluminense

Roda de conversa 13 de setembro Promoção de hábitos saudáveis: alimentação e prática de atividade física

Google Meet

Oficinas de meditação guiada 03, 10, 17 e 24 de setembro Pausa para respirar

Google Meet

Live 22 de setembro Promoção de hábitos saudáveis

Instagram do IFFluminense

Live 1° de dezembro Alteração do sono e pandemia

Instagram do IFFluminense

 "Todas as ações estão elencadas nesse projeto de saúde do servidor, tratando da saúde física, emocional e das relações de trabalho", afirma Viviane.