CAMPUS CABO FRIO

TopoGastronomia.jpg

Estrutura do Curso: 

 O curso é estruturado em semestres/períodos que permitem uma certificação intermediária para a rápida inclusão do discente no mercado de trabalho, proporcionando uma integração melhor entre teoria e prática. O primeiro e o segundo períodos visam desenvolver no estudante as competências relacionadas à Habilidades Básicas, atuação profissional, gestão de materiais e cardápio. No final destes períodos o discente receberá a Primeira Certificação, a de Ajudante de Cozinha. No terceiro período serão desenvolvidas as competências com foco no setor de Serviços e Bebidas, Gestão Financeira e pratica profissional, possibilitando a emissão da Segunda Certificação, a de Supervisor de Cozinha. O quarto e quinto períodos deverão envolver os conhecimentos adquiridos nos anteriores sob o prisma da Gestão, proporcionando ao estudante a convergência dos conteúdos aplicados na gestão de empreendimentos do setor Gastronômico. Ao final do quinto período será conferido, ao aluno aprovado, o diploma de Tecnólogo em Gastronomia. Após a integralização dos componentes curriculares que compõem o CST em Gastronomia e da realização da correspondente Prática Profissional, será conferido ao egresso o Diploma de Tecnólogo em Gastronomia.  

Perfil do profissional: 

 O CST em Gastronomia desenvolve um conjunto de competências e habilidades para garantir o domínio de conteúdos práticos e teóricos, que se articulam para a formação do perfil profissional adequado às necessidades laborais aliados aos valores socioculturais e históricos, indispensáveis ao exercício da cidadania. O Tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, empreende e geri negócios na área de alimentos e bebidas com inovação, considerando aspectos culturais, econômicos e socioambientais, o formando desenvolve as seguintes competências profissionais: 

  • Produzir e servir alimentos e bebidas considerando os aspectos sensoriais, higiênico-sanitários, histórico-culturais, nutricionais, físico-químicos, de segurança do trabalho e socioambiental.

  • Compreender os aspectos do empreendedorismo para gerenciar a abertura e a ampliação de negócios na área de alimentos e bebidas.

  • Gerenciar as funções de marketing, recursos humanos, materiais, finanças e custos na produção e nos serviços de alimentos e bebidas.

  • Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais relacionadas à área de gastronomia.

  • Contribuir para a formação humanística, profissional e a sistematização dos saberes em gastronomia.

  • Planejar, organizar, gerir e controlar as atividades operacionais dos setores de produção e serviços em negócios de gastronomia.

  • Aplicar as normas e procedimentos de higiene e segurança alimentar.  

  Na área de alimentação, o profissional de egresso tem capacidade de criar preparações culinárias com amplo entendimento da química do alimento que estará envolvida naquela criação, o que lhe possibilitará a compreensão do todo envolvido. O profissional egresso tem uma sólida formação geral e humanística sendo instrumentalizado no desenvolvimento das competências para, diante de uma situação complexa, e, tendo em vista as finalidades necessárias, agir com os seguintes critérios:   

  1. Mobilização dos recursos disponíveis para o encaminhamento da solução; 

  2. Formação humanística e visão global para compreender o meio onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; 

  3. Formação técnica e científica para atuar no mercado e desenvolver atividades específicas da prática profissional; 

  4. Autonomia profissional e intelectual; 

  5. Capacidade de superar os desafios das rápidas transformações da sociedade, no mercado de trabalho e das condições do exercício profissional; 

  6. Flexibilidade para atender às novas e emergentes demandas do mercado em consonância com a competência teórico/prática; 

  7. Formação da consciência cultural para preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. 

  8. Preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.   

  A profissão de Tecnólogo em Gastronomia terá competências e habilidades para envolver-se com as seguintes áreas de atuação: Centros Gastronômicos; Embaixadas e Consulados; Empresas de Hospedagem, Recreação e Lazer; Hospitais e Spas; Indústria Alimentícia; Parques Temáticos, Aquáticos, Cruzeiros Marítimos; Restaurantes Comerciais, Institucionais e Industriais, Catering, Bufês e Bares; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. 

Coordenação do curso: Claudia Maria Fiuza Alves

E-mail: ccg.cabofrio@iff.edu.br

Dados_resumo-2e5TardeNoite.jpg

Conceito MEC

Nota 5.png

Links Úteis