logo_pet.png


tag_oqe.png

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no Brasil no ano de 1979 com o nome de Programa Especial de Treinamento, tendo havido a mudança de nome para Programa de Educação Tutorial em 2004.

Nacionalmente, se trata um Programa de longo prazo que visa realizar o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão dentro das instituições brasileiras de ensino superior. Sua composição envolve um grupo de estudantes bolsistas vinculados a um curso de graduação que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão, orientados por um professor tutor. As atividades do PET visam oportunizar aos alunos participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã.

No IFF, o PET Ciências da Natureza (ou Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes em Ciências da Natureza) é um programa institucional associado às Licenciaturas em Física, Química e Biologia que foi implantado em 2010 no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). O PET tem como base a estrutura interdisciplinar entre essas ciências e seu ensino. O programa atua de forma tutorial e coletiva com um grupo de alunos dessas três licenciaturas, investindo na qualidade de sua formação acadêmica. Para isso, são desenvolvidas atividades que envolvam Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a estrutura da sociedade atual, utilizando de uma conexão com os saberes de áreas como educação, história, filosofia entre outros. Esse processo é feito sem perder profundidade quanto às especificidades de conteúdos presentes nas áreas de Física, Química e Biologia, e com vistas a uma visão mais unificada da totalidade por meio dos fundamentos dessas áreas e da participação no processo histórico. Dessa forma, o PET tem por objetivo melhorar a formação dos estudantes envolvidos, promover atividades que agreguem qualidade nas licenciaturas em ciências do IFF e atuar no desenvolvimento social do município por meio da educação.

 

tag_requisitos.png

pre_requi_PET.jpg

São ofertadas bolsas para estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física e Ciências e Química selecionados pela instituição e professores tutores, conforme o projeto institucional do PET/Conexões de Saberes - Ciências da Natureza do IFFluminense, aprovado pelo Edital nº 09 MEC/SESu/SECAD, publicado no DOU de 02/08/2010. Os estudantes e tutor são selecionados por edital.

 

tag_solicitar.png

como_solicitar_PET.jpg

As Instituições de Ensino Superior são selecionadas por meio de edital público nacional para apresentarem projetos institucionais, que devem estar articulados com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos. O programa concede bolsas aos estudantes e docentes participantes. Outras informações e os editais podem ser consultados no site da Capes.

PETnoMEC.png

PETnoFNDE.png

PET Explica.png

PET Ciências IFF - Instagram

PET Ciências IFF - Linktree.png

Contato

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Pró-Reitoria de Ensino
Diretoria de Políticas da Educação

Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio - Campos dos Goytacazes, RJ - CEP 28080-565
Telefone: (22) 2737-5624