logo_residencia_pedagogica.jpg


tag_oqe.png

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes que compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

 

tag_requisitos.png

pre_requisito2.jpg

Podem se candidatar a uma bolsa os alunos matriculados em curso de licenciatura que tenham concluído pelo menos 50% ou a partir do 5º período; o professor responsável pelo projeto; o professor que vai orientar, trabalhando a relação teoria x prática; bem como o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes.

 

tag_solicitar.png

como_solicitar2.jpg

As Instituições de Ensino Superior são selecionadas por meio de edital público nacional para apresentarem projetos institucionais que devem estar articulados com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos. O programa concede bolsas aos estudantes e docentes participantes. Outras informações e os editais podem ser consultados no site da Capes.


clique_acessar.png

Contato

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Pró-Reitoria de Ensino
Diretoria de Políticas da Educação

Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio - Campos dos Goytacazes, RJ - CEP 28080-565
Telefone: (22) 2737-5624