CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conheça Nossos Parceiros

Colaboradores: william.gil@gsuite.iff.edu.br

Banner ThaumaCast


Projeto de Pesquisa e Extensão Cultura Visual em Debate - IFF Campus Pádua

LOGO CULTURAVISUAL EM DEBATE.jpeg


Orientador / coordenador : Carlim Silva Paravidino


Resumo

O Projeto de Pesquisa e Extensão pesquisa o campo de estudos visuais, mais conhecido como cultura visual e o campo da Filosofia da Arte, mais especificamente a Estética Contemporânea. O campo de estudos da Cultura Visual trata-se de um campo de estudos recente, focado em investigar e entender as relações existentes entre à construção do visual nas artes, nas mídias (cinema, youtube, netflix, etc) e na vida cotidiana, e como essas construções vem impactando a vida de cada Individuo. A imagem, é o objeto de estudo central nesse campo de conhecimento, uma vez que por elas, são produzidos significados que estão modelando os espaços culturais em que vivemos e que quase sempre, modelam nosso jeito de pensar, agir e consumir, mas muita das vezes não nos damos conta disso. Nesse projeto de pesquisa, teremos como grande desafio, o de levar nossos alunos a uma caminhada rumo a uma alfabetização visual crítica (HERNÁNDEZ, 2007) permitindo a eles, desenvolver competências de análise e de interpretação de textos visuais perante a multiplicidade de imagens existentes na contemporaneidade, como textos visuais, auditivos, corporais, uma vez que a compreensão desses textos tornar-se-á tão importante para compreender as construções subjetivas que cada sujeito realiza, através das imagens, permitindo com isso, desenvolver um melhor entendimento de si e do mundo a sua volta. Tudo isso embasado nas discussões da Filosofia da Arte e da Cultura Visual.
Contato : carlim.s.paravidino@iff.edu.br
Redes Sociais: Intagram, Youtub , Podcast e Medium.

 

Minicurso Desafio Fotográfico

LOGO DESAFIO FOTOGRÁFICO.jpeg

Coordenador: Leandro Marques Jubini

 

Resumo

A proposta do Minicurso Desafio Fotográfico incide sobre uma perspectiva que pensa a prática fotográfica como linguagem alternativa para estabelecer discussões, reflexões e ações. O exercício de construção de imagens remete a uma sensibilização do olhar, visto então como algo que antecede ao próprio processo de formação das fotografias. Isso que é anterior encontra-se estabelecido no artífice da imagem, que no caso da fotografia é o sujeito por trás da câmera. O presente minicurso busca estabelecer a construção de saberes técnicos acerca do exercício de fotografar assim como a reflexão sobre o próprio processo de perceber as coisas, a vida, as pessoas e o mundo. Partindo da concepção da fotografia como linguagem, o minicurso propõe o aprimoramento técnico por meio de saberes que formam a estrutura basilar, os quais por sua vez, permitem um melhor exercício fotográfico por parte dos estudantes. Em meio a esse processo de descoberta sobre aspectos que circundam o ato de fotografar, os estudantes serão provocados a pensar sobre aquilo que os cercam e que revelam ser os objetos a serem fotografados. Assumir tal proposta como ponto de partida implica em estabelecer uma educação pelo olhar, fomentando alteridade, desenvolvendo a percepção dos envolvidos e produzindo fotografias que permitem novas formas de observação sobre a comunidade e o campus do IFES de Venda Nova do Imigrante.

Contato: leandro.jubini@ifes.edu.br

 

Projeto herbário 2021

LOGO HERBÁRIO.jpeg


Resumo

Este projeto tem como objetivo iniciar uma coleção botânica, ressaltando a importância das informações contidas em um herbário e sua dinâmica de funcionamento. Coleções biológicas compõem a infraestrutura básica de suporte para o desenvolvimento científico e para a inovação tecnológica nas áreas de saúde, agricultura, biodiversidade, meio ambiente e indústria. Sendo a flora brasileira considerada uma das mais ricas do mundo, constituindo um patrimônio científico, cultural e econômico precisa ser conhecido, preservado e explorado racional e criteriosamente, conforme os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 ONU”. Os dados de materiais depositados em coleções botânicas são de grande importância e instrumentos imprescindíveis para muitas áreas de conhecimento sendo um forte instrumento didático para o treinamento de estudantes no reconhecimento da flora de um determinado local ou região. Serve ainda como recurso pedagógico contribuindo com o ensino das ciências biológicas, pois pode ser utilizado em aulas práticas, possibilitando uma formação adequada, com ênfase nas potencialidades naturais da região. O trabalho será constituído da coleta, herborização e montagem de exsicatas de espécies da mata ciliar do IFFluminense campus Bom Jesus do Itabapoana na margem direita do rio Itabapoana e das principais espécies arbóreas da região, presentes no Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal, no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Assim pode ser iniciado um estudo sistemático dessa flora, o que atualmente é quase inexistente, gerando dados científicos. Pretende-se coletar também amostras de gramíneas que serão classificadas com a Chave Interativa de identificação de gramíneas forrageiras perenes, do IAPAR, para contemplar a área de agropecuária do campus. Esse conhecimento será levado às escolas do município através de palestras e de oficinas de montagem de exsicatas, visando à conscientização dos alunos e professores sobre a importância do conhecimento sobre a flora e da preservação das matas. O material coletado e herborizado será exposto nas “Mostras de Conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão” do Instituto Federal Fluminense, através de banner e registro fotográfico. Posteriormente, estas exsicatas serão incorporadas ao herbário provisório que está sendo implantado no campus Bom Jesus do Itabapoana. Foi construída uma página no Facebook: “IFF Herbário”.

 

IFFcast

LOGO IFFCAST.jpeg


Coordenador: Bruno  Jardim (campus Itaperuna)

Co-cordernador: Alfredo Antunes Jr. (Campus Macaé)

 

Resumo

O IFFcast é um podcast de divulgação científica. Aqui a  ciência é como uma vela no escuro!

O projeto está submetido pelo campus Itaperuna.
Buscamos auxiliar na difusão do conhecimento, subsidiando a  popularização das Ciências da Natureza. Aliado ao combate das pseudociência e das  Fake News científicas para minimizar o impacto de tendências  “obscurantistas” que marca a atualidade.

Contato:  iffcast42@gmail.com

Redes Sociais: Instagram, Spotfy.

 

Projeto de Extensão Recuperação de nascentes e Áreas de Recarga – IFF-Campus Bom Jesus do Itabapoana

LOGO RECUPERAÇÃO DE NASCENTES.jpeg


Resumo

Este é um projeto de longo prazo que teve início em 2013 e prosseguiu objetivando a recuperação das áreas de recarga e mata ciliar das nascentes da bacia do rio Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana, e nos municípios vizinhos, Bom Jesus do Norte, Apiacá, São José do Calçado, ES, tributários da bacia do rio Itabapoana, através do plantio de árvores nativas, buscando contemplar os ―Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 ONU‖. Apesar da melhoria na precipitação pluviométrica a partir de 2017, ainda não foi atingida a precipitação média desta bacia hidrográfica; o que contribui para a redução da água das nascentes, que em sua maioria estão em total degradação, reduzindo a vazão da bacia de drenagem do rio Itabapoana. As mudas utilizadas são produzidas com sementes colhidas das árvores nativas da região e doação de parceiros, no laboratório de mudas do IFF–Campus Bom Jesus do Itabapoana, sendo que o plantio é realizado com a participação de alunos dos cursos técnicos deste campus, dentro das possibilidades do projeto e das condições climáticas, nas propriedades onde são atendidos os requisitos exigidos (cercas, coveamento, combate a formigas e adubação). Desde o início do projeto, até o momento, foram plantadas mais de dez mil mudas de 106 espécies nativas, em 37 propriedades, nos Distritos de Rosal, Barra do Pirapetinga, Pirapetinga e Mutum no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e, no assentamento rural Santa Rita em Bom Jesus do Norte-ES. Atendendo a um dos objetivos do projeto, a Educação Ambiental, em 2020 iniciou-se a atividade em colaboração com a Escola Municipal Luiz Tito de Almeida, do distrito de Rosal, na qual os alunos do curso fundamental realizam aulas no viveiro da Fazenda União, propriedade colaboradora, onde aprendem todas as etapas do plantio, desde a semeadura até a muda pronta para ir ao campo. Esta atividade foi interrompida devido à pandemia, mas assim que for possível, será retomada. Atualmente, existem propriedades com os requisitos exigidos, aguardando período de chuva e o fim da pandemia, visto que os alunos não podem participar, no momento, da realização do plantio. Os resultados parciais deste projeto estão sendo expostos nas ―Mostras de Conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão‖ do Instituto Federal Fluminense, através de banner e registro fotográfico do desenvolvimento do trabalho, pelas redes sociais e palestras apresentando-o nas escolas dos distritos de Bom Jesus do Itabapoana, RJ e, nos municípios vizinhos inseridos no projeto e em programas da emissora de radio local.

 

Rede Sabores & Saúde

LOGO REDE E SABORES.jpeg


Resumo

O Grupo Rede Sabores & Saúde é um projeto que inicia suas atividades no ano de 2018. Possui como principal objetivo aprimorar e ampliar as bases agroecológicas de pequenos agricultores/as situados na área de abrangência do IFF Campus Bom Jesus. Somos 07 famílias agricultores, 03 Servidores do IFF, 03 Estudantes bolsistas, 05 Estudantes voluntários, 01 técnico do Incaper e vários consumidores. Trabalhamos a capacitação agroecológica. Realizamos a feira orgânica presencial na praça da Bíblia no Bairro Parque das Águas em Bom Jesus do Itabapoana nas terças-feiras. Realizamos a feira orgânica na Casa do A Artesão centro de Bom Jesus do Itabapoana (quinzenalmente nas terças-feiras), entregas de “cestas agroecológicas” (vendas à domicílio) e Estamos na expectativa do retorno a feira presencial no IFF Bom Jesus que necessitou ser paralisada devido a pandemia da Covid 19.

Os agricultores participante – geração de trabalho e renda, ampliação de suas técnicas e tecnologias agroecológicas dinamizando seus sistemas produtivos com maior sinergias ecossistêmicas e as declarações de produtores orgânicos emitidos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) esta foi conquistada em 15/07/2021
Os consumidores/as – possibilidades de acessar alimentos saudáveis e livres de agroquímicos, compreensão de seu papel de co-produtores apontando para um consumo ético, sustentável e justo;
os estudantes – vivencia dos conhecimentos teóricos na realidade sociocultural em que se inserem, fortalecimento de seus conhecimentos através do diálogo de saberes, aprendizagem em trabalhos em coletivos, sensibilização sobre as questões sociais e ambientais;
os sistemas produtivos – transição de propriedades agrícolas para sistemas agroecológicos, melhoria na qualidade da água, solo e ar a partir do melhor equilíbrio entre os seres humanos e a natureza.Contamos com os parceiros: Casa do Artesão; MST; MPA; e diversos projetos de extensão IFF (entre eles o Cine Clube Debates)

 

Contato: (22) 99934-7874

Redes Sociais: Instagram e Facebook.

REDI

LOGO REDI.png


Resumo

A ONG REDI (Reflorestamento e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana) nasce da escuta e observação atenta a Natureza que nos cerca e da qual somos parte. O Rio Itabapoana, assim como seus afluentes, estão no centro de ações nas áreas da Flora, Fauna, Educação Ambiental, Agroecologia e Economia Solidária, Turismo e Esportes de Aventura e da Comunicação. Pouco a pouco, temos o objetivo de sensibilizar toda Bacia para o necessário cuidado dos corpos d'água e tudo que eles compõem. Das nascentes do Caparaó a Foz, no Oceano Atlântico, temos a missão de ser uns com o Rio, defendendo-o, para viabilizar o hoje e o amanhã."

Contato: reditabapoana.ong@gmail.com
Whatsapp institucional: +55 (22) 99939-8563
Redes sociais: Instagram, Site

 

Desvendando a Microbiologia

LOGO DESVENDANDO A MICROBIOLOGIA.png

Orientadora: Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

Equipe: Karla Ferreira, Lucas Muscarelli e Maria Eduarda Cabral.

 

Resumo

O objetivo do nosso projeto é popularizar a ciência com foco na microbiologia. Devido ao isolamento social, utilizamos as mídias sociais (Facebook, YouTube, Instagram e blog) e, através de materiais textuais e audiovisuais, trazemos conhecimentos científicos de forma lúdica e acessível a todos. O legal da internet, é que ela possibilita o contato com pessoas de diferentes partes do mundo, sejam elas da comunidade científica ou não. Procuramos manter uma boa interação com aqueles que acompanham o projeto, estando sempre à disposição para possíveis debates =).

Contato: pjt.jovenstalentos@gmail.com, pabastos@iff.edu.br

Redes Sociais: Instagram, Facebook, Youtube e Blog

 

Papo Nerd

PAPO NERD.png

 

 

Resumo

Um site com podcast e mídias sociais, voltado para assuntos e novidades que envolvam a temática de cultura pop em geral. Tem a visão de influenciar as pessoas através do compartilhamento de experiências por meio de postagens em áudio e vídeo. Possui a missão de transmitir através do entretenimento a disseminação da cultura NERD e GEEK por toda a região noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro e proximidades.

 

Criadores: Thiago Moura e Igor Leão

Contato: thiagodemoura57@gmail.com, igorjls@gmail.com

Redes Sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube




banner do cineclube debates