CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

ThaumaCast: Podcast e Educação

por Bruno Freitas publicado 26/10/2001 10h30, última modificação 12/08/2023 09h50

ThaumaCast: Podcast e Educação

O ThaumaCast: Podcasts e Educação traz para você discussões importantes sobre pautas que interessam a alunos e professores. Questões que muitas das vezes se tornam maiores do que o tempo disponível em sala de aula. Por isso, aqui você encontra um bate papo leve e descontraído entre alunos, professores e convidados especiais que juntos constroem um conhecimento profundo e com linguagem acessível.

Episódio História

(ESCUTE AQUI ESSE EPISÓDIO)

O diálogo proposto pelo Professor Rogério Fernandes irá abordar a Expansão Marítima e Comercial, assumindo os Poemas Mar Português, de Fernando Pessoa  e "Sangue Negro" de Noêmia de Souza como pontos de provocação e o filme “1492: a Conquista do Paraíso” como obra audiovisual.  Como debatedora convidada, teremos a participação especial de Nágila Oliveira dos Santos, (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - UFF, Especialização em Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africanas - UCB, Mestrado em Educação com ênfase em Relações Étnico-Raciais. - UFRRJ).

Sinopse de “1492: a Conquista do Paraíso”:

Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

Episódio Língua Portuguesa/Literatura

(ESCUTE AQUI ESSE EPISÓDIO)

O diálogo proposto pela Professora Camila irá abordar o Realismo como período literário, assumindo a obra “A Cartomante” de Machado de Assis como ponto de referência. As provocações irão perpassar diversos campos do conhecimento, em especifico a Psiquiatria e a Psicologia. Contaremos com a presença da Psiquiatra Amanda Ribeiro (Médica, residente de Psiquiatria do segundo ano, pós-graduanda em Terapia Cognitivo-comportamental. Graduação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Sinopse do livro “A Cartomante”:

A Cartomante é um conto do escritor brasileiro Machado de Assis, publicado originalmente 1884 e posteriormente incluído no livro Várias Histórias 1896, sendo até convertido para os quadrinhos nos dias atuais. Nesse, que é um dos mais bem construídos contos de Machado, o leitor acompanha o triângulo amoroso envolvendo Vilela, sua esposa Rita e o amigo Camilo. Trata-se de uma obra-prima com um desfecho trágico e surpreendente.

Episódio Língua Inglesa

(ESCUTE AQUI ESSE EPISÓDIO)

O diálogo proposto pela professora Ana irá abordar o tema do Capacitismo em sua relação  com a Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos. Como debatedora convidada teremos a presença especial de Jacqueline Souza, (Licenciada em Filosofia pela UFRJ e Bacharel em Direito pela UFF).

Sinopse das obras audiovisual e textual:

A provocação audiovisual terá como ponto de partida o vídeo "Eu, capacitista? Reflexões sobre Ensino, Capacitismo e Diversidade". Já a provocação textual terá como ponto de partida a “Contracartilha de Acessibilidade: Reconfigurando o Corpo e a Sociedade”.

Episódio Biologia

(ESCUTE AQUI ESSE EPISÓDIO)

O diálogo proposto pelo professor Carlos Freitas irá abordar os conteúdos acerca dos Reinos e a importância da Biodiversidade, usando como provocação audiovisual o documentário “Solo Fértil”, juntamente com Igor Basílio e Lênim Lopes.

Sinopse de “Solo Fértil”:

Solo Fértil é um documentário que aborda um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores e políticos que se unem em um movimento global chamado "Agricultura Regenerativa", que tem como objetivo equilibrar nosso clima, reabastecer nosso vasto suprimento de água e alimentar o mundo.

Episódio Matemática

(ESCUTE AQUI ESSE EPISÓDIO)

O diálogo proposto pela professora Layanne irá abordar o conteúdo sobre Matrizes, assumindo como provocação audiovisual o filme “O Jogo da Imitação. Para tal empreitada, contaremos com a presença do matemático e professor do IFMG Thiago Neves.

Sinopse de “O Jogo da Imitação”:

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o "Enigma", que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de "Enigma", enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.