CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campo das Ideias premia vencedores na etapa final do concurso

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/09/2016 10h40, última modificação 30/09/2016 17h17
Eles receberam prêmios em dinheiro para desenvolverem os projetos em propriedades rurais na região noroeste fluminense.
Participantes do Campo das Ideias

Estudantes, produtores e parceiros do evento participaram da final no dia 22 de setembro.

Quatro novos projetos destinados à inovação no setor rural serão desenvolvidos por alunos do IFFluminense e produtores rurais do noroeste fluminense. Eles foram eleitos vencedores da competição “Campo das Ideias”, realizada durante a IV Mostra do Conhecimento pelo programa SEPT (Small Enterprise Promotion and Training), da Universidade de Leipizig, na Alemanha, em parceria com o Instituto Federal Fluminense e o Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura do Rio de Janeiro.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por representantes do IFF, programa SEPT, Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e Sebrae-RJ, sendo um deles eleito por voto popular. Todos os participantes ganharam certificados da Universidade de Leipzig e os quatro eleitos receberam prêmios em dinheiro para implantação de suas ideias. Omar Torres, pesquisador do programa SEPT, elogiou a motivação dos participantes, bem como suas ideias. “Tivemos propostas muito boas e variadas. O evento mostrou que a criatividade dos alunos e dos produtores é muito grande e concursos como este são uma porta para que eles possam desenvolver essa criatividade”, comentou.

Premiação - O primeiro lugar ficou com a equipe “Alternativa Verde”, que propõe a restauração da Mata dos Macacos, localizada em Carabuçu, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, para promover o ecoturismo na região. Segundo Isabela Narde, integrante do grupo, a área possuía grande população de macacos-prego, número reduzido atualmente. “A ideia é implantar um centro de pesquisa, que trataria da localização das espécies, preservação do local e reflorestamento, além de pesquisas históricas, já que a região possui artefatos indígenas. Criaríamos, ainda, um banco de sementes e um viveiro para produção de mudas, gerando lucro alternativo”, explica.

O segundo lugar foi dado à equipe “Criagro”, que propôs a implantação do uso de biogás em uma propriedade de Varre-Sai – RJ. Membros da AlQualis, empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnlogia de Alimentos do Campus Bom Jesus, garantiram o terceiro lugar com um projeto de capacitação dos produtores, buscando visibilidade no mercado.

Já a equipe eleita pelo público, intitulada “Sabor Natural”, deseja investir no turismo rural de uma fazenda em Italva – RJ, que também ofereceria seus produtos aos visitantes por meio da culinária local. O dono da propriedade, Luiz Rangel, não escondeu o orgulho pela conquista. “Recentemente me interessei pela produção orgânica e estou muito satisfeito. Aprendi muito nesse evento e vamos investir para futuramente oferecer mais coisas boas aos nossos visitantes”, planeja.

Entrega do prêmio - Sabor Natural

Luiz Rangel (dir.) possui fazenda aberta a visitação em Italva - RJ.

Competição – O “Campo das Ideias” é produto do trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido por Torres dentro do projeto Intecral, que visa integrar tecnologias e serviços ecológicos para o desenvolvimento sustentável do setor rural no Rio de Janeiro. Segundo o pesquisador, existe o interesse em promover novas edições do concurso futuramente, possivelmente em outras regiões do estado.

Veja mais fotos AQUI.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana