CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

2ª Semana das Mulheres promoveu debates e emocionou o público no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/04/2023 21h08, última modificação 10/04/2023 21h29
Semana Acadêmica do CTA também foi realizada durante o evento.
2ª Semana das Mulheres

Foram três dias inteiros de atividades. A programação da 2ª Semana das Mulheres do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana ofereceu informação, arte, cultura, troca de experiências e muita emoção aos participantes e organizadores do evento. Estudantes, servidores, familiares e membros da comunidade externa se reuniram no campus para palestras, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, discussão literária e debates sobre temas que abordaram empoderamento, presença e atuação da mulher na sociedade, mercado de trabalho, respeito, entre outros.

O evento foi iniciado pela coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidades (Nugedis) do IFF Bom Jesus, Sarah Vervloet. Ela apresentou a convidada para a palestra de abertura da Semana, cabeleireira Joyce Rodrigues, primeira mulher transexual de Bom Jesus do Itabapoana a conquistar o direito da documentação com nome social. Além de compartilhar sua experiência de vida, Joyce falou sobre o exercício da profissão, autoestima e respeito. “A palavra chave é respeito. Ele deve estar sempre em primeiro lugar. É hora de repensarmos nossas atitudes; precisamos mudar a realidade de violência à qual as mulheres são submetidas e vamos fazer isso por meio dos jovens. Vocês são o futuro. Sejam pacificadores, pessoas que levam respeito e valorização da mulher”, incentivou.

O relato de Joyce gerou muitas reflexões e identificação para a estudante Maria Clara Boechat, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos. “Nós, mulheres, sofremos muito com o machismo diariamente. Também como membros da comunidade LGBTQIA+, sofremos com a homofobia todos os dias, em todos os lugares, inclusive dentro de casa, no mercado de trabalho. Isso despertou um modo de pensar diferente. Foi uma palestra necessária e com palavras precisas”, avaliou. Esse foi o primeiro evento do qual ela participou no IFF e elogiou a iniciativa.

2ª Semana das Mulheres - PalestraA programação aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de março com convidados externos e internos. A agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Alessandra Maria da Silva (foto), falou sobre a rotina da mulher no campo, suas atribuições, preconceito e a necessidade de valorização e ocupação das mulheres nos espaços de discussão e decisão, como cooperativas e órgãos de gestão. Ela também ministrou uma oficina sobre a importância do trabalho da mulher rural. Seguindo a temática, a professora Edineia Baião e a técnica em Agropecuária Josilene Xavier, do IFF Bom Jesus, falaram sobre a atuação da mulher no fortalecimento da agricultura familiar e a mesa redonda “Mulheres no campo: enfrentamentos e superações” ampliou o diálogo.

A saúde também pautou atividades no evento, como a palestra sobre os cuidados gerais à saúde feminina, oferecido pelo projeto Educa Saúde IFF em parceria com estudantes da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc); e a mesa redonda “Brincadeira, cuidado, provisão e renda: a relação de mulheres com a alimentação”. E, por falar em alimentos, o evento abrigou também a Semana de Integração do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), que promoveu encontros sobre assuntos como regulamentação profissional, indústria e intercâmbio durante a graduação. A Semana foi encerrada com a palestra “Desafios e o papel da mulher na ciência e na Indústria de Alimentos”, ministrada pelas cientistas de alimentos Solciaray Soares e Krystal Soares, egressas do curso do IFF Bom Jesus.

Para a coordenadora do CTA, professora Christyane Bisi, a união dos eventos representou um momento único na instituição, pela aproximação das discussões técnicas com as temáticas propostas durante a 2ª Semana das Mulheres. “Recebemos mulheres de renome dentro da área da indústria e do ramo da pesquisa em Alimentos para falar de suas experiências profissionais e pessoais, onde muitas vezes a mulher é subjugada em suas funções e, portanto, precisamos ter voz”. Ela acredita que esses momentos são fundamentais para a formação dos profissionais, que futuramente ocuparão cargos de gestão, ensino, pesquisa, entre outros, e precisam desenvolver visão humanística, inclusiva e plural para o bom desempenho de suas profissões.

Organização

Segundo a coordenadora do Nugedis, professora Sarah Vervloet, o evento atingiu as expectativas ao abordar as experiências e vivências das mulheres, em especial para a mudança do cenário de machismo, misoginia e invisibilidade da mulher no ambiente de trabalho, no campo e nos diversos espaços, como sugere o título da Semana. “Esses encontros durante os três dias vieram também para reafirmar a necessidade de mudança, pois as mulheres já têm consciência de seus direitos. Muitas mesas foram emocionantes do começo ao fim. Eu ainda estou refletindo porque o que aconteceu durante esses dias foi bastante intenso mesmo”, considerou.

Sarah destacou a presença das turmas do Pronera, assistidas pelo IFF Bom Jesus por meio de projeto coordenado pela professora Thaís Romano. “Foi incrível, pois os alunos vieram de longe e compartilharam experiências com os estudantes do ensino médio. Digamos que foi um dos pontos mais altos do evento, porque esse encontro de realidades e de gerações foi extremamente rico”, concluiu.

Conhecer tantas experiências proporcionou aprendizados diversos para os discentes. O que mais chamou a atenção do aluno Daniel Bernardo da Rocha, do segundo ano do Curso Técnico em Alimentos, foi ver as diferentes realidades das mulheres, suas dificuldades e superações. “Ter essa visão mais aprofundada da sociedade, sob o ponto de vista da mulher, e o repertório que me foi dado durante o evento contribuiu muito para minha formação”, disse. Ele participou da organização da 2ª Semana das Mulheres e destacou o desenvolvimento de novas habilidades proporcionado pela experiência. Assim como em outras atividades realizadas pelo IFF Bom Jesus, o protagonismo estudantil foi uma marca do evento.

2ª Semana das Mulheres - Organização

Estudantes atuaram na organização e realização do evento.

Realização

A 2ª Semana das Mulheres do Campus Bom Jesus foi realizada pelo Nugedis, com o apoio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi); o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne); os projetos Cineclube Debates, Sabores e Saúde e Educa Saúde IFF; o curso de Direito e a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc); e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Bom Jesus do Itabapoana.