Notícias
Bom Jesus
3º Simpósio Povos Originários acontecerá no dia 31 de julho
Inscrições devem ser feitas pelo site do evento. (Arte: Lionel Mota)
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana realizará, na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, o Simpósio Povos Originários 2025, promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do campus. O evento acontecerá das 8h às 21h, com inscrições gratuitas e abertas à comunidade.
Desde 2013 o NEABI do IFF Bom Jesus atua na promoção de ações que valorizam e aprofundam discussões sobre as temáticas afrobrasileira e indígena, fortalecendo o diálogo entre a instituição e a sociedade. Neste ano, o núcleo organiza o simpósio com o objetivo de dar visibilidade, reconhecimento e voz às nações indígenas, reafirmando seu compromisso com a promoção dos direitos desses povos.
Segundo o professor Wedson Pacheco, coordenador do Neabi, o debate sobre os povos originários torna-se cada vez mais urgente diante de um cenário em que sua sobrevivência está constantemente ameaçada. "Embora a temática indígena esteja prevista nos currículos escolares por meio da Lei 11.645/08, iniciativas que aprofundam essas discussões ainda são pouco frequentes. Na contramão dessa realidade, o Simpósio Povos Originários 2025 representa um esforço coletivo de professores, servidores, estudantes e convidados engajados em fomentar reflexões e ações transformadoras", explica.
A programação deste ano inclui oficinas e palestras sobre temas variados, como astronomia, alimentos, jogos e cultura. Os interessados em participar deverão se inscrever no evento e, em seguida, nas atividades que desejam prestigiar. Todas as informações estão disponíveis no site do simpósio: eventos.iff.edu.br/neabi-bji-simposiopovosoriginarios2025
A organização é realizada pelo Neabi e pelos professores do Núcleo de Humanidades.