CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

Ações intercampi fortalecem a Agroecologia no IFF

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/12/2025 09h35, última modificação 16/12/2025 10h09
Os campi Bom Jesus do Itabapoana e Macaé realizaram atividades conjuntas, com parcerias de outros órgãos públicos.
Ações intercampi fortalecem a agroecologia no IFF

Atividades aconteceram entre os dias 25 e 29 de novembro.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio dos campi Bom Jesus do Itabapoana e Macaé, realizou um conjunto de ações de capacitação e orientação a agricultores familiares das regiões de Macaé e Carapebus. Palestras, visitas técnicas a unidades de produção e encontros com os agricultores foram algumas das atividades, que oportunizaram a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e alinhamento entre produtores, equipe técnica e instituições públicas.

A professora Natália Pereira Zatorre, coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) e representante do IFF na Comissão da Produção Orgânica do Estado do Rio de Janeiro (CPOrg-RJ), conduziu as atividades formativas e de campo. A programação também contou com a participação da nutricionista Alessandra B. Paravidino, por meio do projeto Primavesi, ampliando o diálogo entre agroecologia, segurança alimentar e saúde.

Além do IFF, da CPOrg-RJ e do Pronera, também estiveram envolvidos nas ações o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), fortalecendo a agenda de apoio à agricultura familiar e à produção orgânica no Norte Fluminense.

Natália, que também é coordenadora pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), considera que o momento foi importante para os produtores e para as instituições envolvidas. “O momento reafirmou o compromisso coletivo com a produção orgânica, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável, consolidando parcerias estratégicas e fortalecendo o papel do IFF na promoção da agroecologia no território”, avaliou.

NEAPO - O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do IFFluminense é um grupo de ensino, pesquisa e extensão que atua na promoção da agroecologia, da produção orgânica e do fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo projetos, formações, pesquisas aplicadas e ações de apoio técnico aos produtores.