CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições Abertas

AlQualis Jr. e Café do Agrícola oferecem curso de Introdução a Cafés Especiais

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/05/2023 15h10, última modificação 12/05/2023 15h14
Evento será realizado no dia 25 de maio, das 8h às 17h, no laboratório de qualidade do café do IFF Bom Jesus. Valor da inscrição é de R$ 80,00.
Curso de Introdução a Cafés Especiais

Evento é promovido pelo projeto Café do Agrícola e pela AlQualis Jr., empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus.

O mercado de cafés especiais no Brasil vem crescendo nos últimos anos e a mudança no perfil de consumo da bebida é um dos indicativos desse novo perfil do consumidor brasileiro. Segundo levantamento realizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado em 2021, o consumo de cafés especiais no país tem registrado aumento médio anual de 15%. Ensinar a avaliar e apreciar uma das bebidas favoritas dos brasileiros é uma das ações desenvolvidas no Laboratório de Qualidade do Café do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, onde capacitações, pesquisas e análises acontecem diariamente.

A próxima oportunidade para quem deseja aprender sobre cafés especiais acontecerá no dia 25 de maio, das 8h às 17h, com o curso "Introdução a Cafés Especiais". São oferecidas 12 vagas e o valor da inscrição é de R$ 80,00. A programação inclui introdução à história do café; processamento do fruto; tipos de torra, com atividades práticas; e exercícios sensoriais de degustação e percepção de sabores e aromas. Serão utilizadas metodologias oficiais da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês) e haverá certificação.

Os interessados podem se inscrever pelo Instagram do Café do Agrícola. Basta mandar uma mensagem, informando o interesse em participar do curso. O atendimento é feito pela estudante Gabriela Luiza, do 7º período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. As inscrições vão até o dia 25, no horário de início do curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo perfil do projeto no Instagram.