CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Divulgação

AlQualis Jr. realiza Seminário de Integração do Programa de Educação Ambiental

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/06/2019 09h00, última modificação 27/06/2019 09h09
Evento é gratuito e aberto ao público. Programação terá início às 8h30, com a recepção dos participantes no Auditório Amanda Celeste Pimentel.
Convite

Seminário acontecerá no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, no IFF Bom Jesus.

A AlQualis Júnior, empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus, realizará neste domingo, dia 30 de junho, o Seminário de Integração do Programa de Educação Ambiental (PEA), com o objetivo de apresentar ações que vêm sendo realizadas em comunidades rurais de Mimoso do Sul (ES), Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes (RJ). O PEA inclui três projetos, cujo objetivo é promover a educação ambiental com fins de geração de renda e melhoria de qualidade de vida dos participantes: Projeto Água, Projeto Desenvolver e Projeto Plantar.

O primeiro é realizado na comunidade Cachoeira das Garças, em Mimoso do Sul, com ações de recuperação e preservação de áreas de proteção permanente, envolvendo o diagnóstico e mapeamento participativo das nascentes locais para oferta de oficinas de proteção de nascentes e produção de mudas. O projeto Desenvolver atua na valorização do turismo e produtos locais, buscando agregação de valor à produção local. Diagnóstico turístico local, inventário, calendário de produtores e produtos, mapeamento de rotas ecoculturais e de estruturas para hospedagem e alimentação são algumas das ações desenvolvidas pela AlQualis na região. Finalmente, o projeto Plantar traz as comunidades para o IFF Bom Jesus, para conhecerem a horta da instituição, além de promover visitas a viveiros florestais. Entre os trabalhos da EJ para essa iniciativa estão o diagnóstico do calendário produtivo local, levantamento de espécies nativas, hortaliças e frutíferas de interesse da região.

“O objetivo agora é promover integração entre as três comunidades para compartilhar vivências, apresentar experiências exitosas de produtores e pessoas que estejam desenvolvendo atividades rurais de sucesso, além das dificuldades envolvidas”, explica o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho. Além da apresentação dos projetos, o evento oferecerá uma mesa redonda de compartilhamento de experiências, feira com produtores de cada localidade e atrações infantis, como contação de histórias e brincadeiras.

O evento integra uma série de ações desenvolvida pelo PEA, iniciativa do grupo Contour Global (Rio PCH I) por meio da empresa Sete Soluções. A AlQualis Jr. é a responsável pela execução do Programa.