CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

Aluno do IFF Bom Jesus conquista medalha de bronze na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/12/2023 19h54, última modificação 26/12/2023 20h18
Com o resultado, Thiago Givisiez já está classificado para a Olimpíada Brasileira de Química, que acontecerá em 2024.
Thiago Givisiez conquista medalha de bronze na OQRJ

"Estar ao menos uma vez na semana no laboratório foi essencial para meu preparo", afirma estudante.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana registrou mais uma conquista em Olimpíadas do Conhecimento. Pela primeira vez um estudante da instituição foi aprovado para a Fase II das Olimpíadas de Química, obtendo medalha de bronze na competição e a classificação para a Fase III, de abrangência nacional. Thiago Antônio Givisiez de Faria está no primeiro ano do Curso Técnico em Química e foi o único representante do IFF Bom Jesus na etapa estadual da prova, realizada no dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro.

O resultado surpreendeu o discente, que lembra da ansiedade ao participar da seleção. “Foi incrível. Eu não esperava conseguir a medalha de bronze e acredito que não teria tido essa oportunidade se não fosse pelo IFF”, conta. O preparo para a prova foi feito com o conteúdo ministrado pelos professores durante o ano e Thiago afirma que as práticas semanais no laboratório foram essenciais. “As provas foram bem elaboradas e abrangeram muito do que eu havia aprendido. Trouxeram temas essenciais para o estudo da química no ensino médio e foram cobrados apenas alguns conceitos que eu ainda não havia estudado antes”, disse.

Um dos incentivadores dos discentes para a participação na Olimpíada de Química foi o professor Leandro Pereira Costa, que já foi coordenador do curso e atualmente é diretor-geral do Campus Bom Jesus. Ele acompanhou Thiago durante a etapa estadual, no Rio de Janeiro, e elogiou o comprometimento do discente. “Estamos muito felizes com a conquista e desempenho do nosso aluno Thiago. É a primeira vez que passamos para a Fase III das Olimpíadas de Química. Devemos estimular nossos discentes a participarem desses eventos e das olimpíadas de diversas áreas, de modo a agregar no seu desenvolvimento educacional”, orgulha-se.

Para quem deseja se preparar para as próximas edições, Thiago incentiva a dedicação aos estudos com antecedência. “Mesmo com a rotina agitada do IFF, é possível se dedicar uns minutinhos para reforçar o aprendizado das matérias dadas em aula”, aconselha. Ele acredita que alunos dos demais cursos também deveriam participar da prova. “Acho que nos próximos anos o IFF deveria dar essa oportunidade para todos os cursos. A química está em todos os lugares”, considera.

A etapa nacional da Olimpíada de Química está prevista para acontecer no segundo semestre de 2024 e, até lá, Thiago já tem um plano para se preparar: aproveitar ao máximo as aulas no IFF Bom Jesus e assistir ao curso oferecido no site da Olimpíada de Química. “Tentarei estar mais tranquilo dessa vez e espero que o Leandro também esteja lá, para me acalmar um pouquinho”, brinca. A lista dos medalhistas e demais informações das Olimpíadas estão disponíveis no site oficial.