CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Aperfeiçoamento

Alunos de Agropecuária participam de capacitação sobre características da raça Girolando

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/06/2023 12h57, última modificação 26/06/2023 13h19
A iniciativa promoveu conhecimento teórico e prático sobre conformação funcional dos animais.

Atividades práticas aconteceram no laboratório de Bovinocultura.

O laboratório de Bovinocultura do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu mais um evento temático promovido pela Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária. Estudantes e integrantes do projeto de extensão Pró-leite participaram de uma capacitação sobre as características da raça Girolando, ministrada no dia 22 de junho pelo técnico Érico Maisano Ribeiro, da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

O evento foi dividido em parte teórica e prática e promoveu o aprofundamento da temática para os participantes. “Essa raça é muito relevante para o cenário da agropecuária brasileira e em especial para a região onde o Campus Bom Jesus está inserido, por ser esta uma das maiores produtoras de leite do estado”, explica o professor Alisson Jordão, coordenador do curso. Segundo ele, o evento proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências para os participantes.

Apoiado em sua vasta experiência, Érico Ribeiro compartilhou conhecimentos técnicos relevantes para o trabalho do técnico em agropecuária, destacando a importância de compreender e identificar as características morfológicas dos animais. A parte teórica abordou os principais aspectos relacionados à raça Girolando, como as condições para registro genealógico. Além disso, o técnico enfatizou a necessidade de conhecer a conformação funcional dos animais, ou seja, como suas características morfológicas influenciam diretamente a produção leiteira e capacidade reprodutiva, além das possibilidades de cruzamentos existentes.

Durante a parte prática, os participantes tiveram a oportunidade de analisar individualmente animais da raça Girolando, identificando seu grau de sangue, suas características morfológicas e avaliando sua conformação funcional. Para Alisson, essa atividade permitiu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a futura atuação no mercado agropecuário. “A realização desse momento de capacitação ressalta a importância de investir na formação e atualização dos profissionais da área agropecuária. O conhecimento adquirido sobre as características morfológicas e a conformação funcional da raça Girolando capacita os técnicos a tomarem decisões mais precisas e estratégicas no manejo e melhoramento genético dos animais”, avalia Alisson.

O professor destaca, ainda, que o evento contribuiu para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no país. “Com profissionais capacitados e atualizados, a perspectiva é de avanços significativos na produção leiteira e na qualidade dos rebanhos, garantindo assim um futuro promissor para a agropecuária brasileira”, conclui.