CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Visita técnica

Alunos de Agropecuária visitam a Piscicultura Sol Nascente, em Laje do Muriaé

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/06/2023 22h00, última modificação 03/07/2023 09h34
Grupo visitou propriedade produtora de peixes, acompanhados da professora Angélica Carvalho e do técnico Alcênio Lamão.
Alunos de Agropecuária visitam Piscicultura Sol Nascente

Grupo acompanhou realização de procedimentos e aprendeu com os profissionais da propriedade.

Estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana visitaram, nos dias 19 e 20 de julho, a Piscicultura Sol Nascente, em Laje do Muriaé (RJ). O grupo foi acompanhado pela professora responsável pela disciplina de Piscicultura, Angélica Carvalho, e pelo técnico em agropecuária Alcenio Lamão.

A piscicultura foi apresentada pelos proprietários, Ione Dias Teixeira de Novaes, e seu filho, o médico veterinário Leandro Novaes. O tamanho do local impressionou os estudantes, que tiveram a oportunidade de ver, na prática, o que conheceram em sala de aula por meio das explicações teóricas. “Conhecemos vários tipos de viveiros e tanques, com diferentes tamanhos, diversos tipos de peixes, alguns que eu nunca tinha visto. Também foi interessante ver as incubadoras, que são estruturas que temos no Campus Bom Jesus. Sempre falamos na escola que queremos aprender com a prática e tudo que Angélica nos ensinou na teoria, vimos lá como é aplicado”, conta o aluno Kayo Rodrigues Astolfo Vizula. Além de passar pelos setores, eles ouviram uma explicação sobre como é feita a coleta dos alevinos e os cuidados necessários para evitar a morte dos animais no procedimento.

A estudante Thaynara Lopes Fortunato também destaca que adquiriu novos conhecimentos na visita e considerou interessante a experiência de ver todas as fases dos animais - de alevinos até a fase de criação e reprodução. “A experiência de ver na prática algo mais amplo do que vimos em sala de aula foi incrível! É de valiosa importância podermos pôr em prática o que aprendemos em sala de aula, o que ocorre quando desenvolvemos em campo o que aprendemos” pontua. Para ela, a atividade extraclasse proporcionou também mais interação com os colegas.

Esse é o objetivo das visitas técnicas. Segundo a professora Angélica, é uma forma de complementar o conteúdo teórico visto em sala de aula. “Essas visitas enriquecem o conteúdo, pois assim os estudantes têm a oportunidade de presenciar como funciona uma produção; no nosso caso, uma piscicultura”, explica.

Além do conhecimento técnico, a visita também proporcionou o compartilhamento de experiências de vida, como conta a proprietária Ione Novaes. "Hoje eles puderam ver aqui uma estrutura imensa, mas passei para os alunos como começamos. Meu esposo tinha cinco alqueires de terra e um diploma de técnico em agropecuária. O que ele aprendeu no curso, ele executou na terra que tínhamos. Em alguns meses não ganhávamos nada, em outro dividíamos o que ganhávamos para manter a casa e reinvestir. Falei para eles que nem tudo é fácil e incentivei os alunos, porque eles também podem começar assim", conta. Segundo ela, foi maravilhoso recebê-los. "Vi que saíram satisfeitos daqui e ficamos muito felizes com isso", acrescentou.