CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Alunos de Engenharia de Computação desenvolvem startup para hidroponia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/07/2023 12h26, última modificação 24/07/2023 13h23
Proposta foi apresentada a investidores no programa de TV Negócio Fechado, que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 24.
PlantaAI foi apresentado a investidores no programa Negócio Fechado

O estudante Halisson José da Rocha fez a apresentação da startup para os investidores.

A tecnologia está presente em todo lugar: na palma da mão, nas roupas, ambientes e até na alimentação. Diversos profissionais e setores da sociedade já se beneficiam pela melhoria de processos proporcionados por modernos equipamentos e programas. O setor agropecuário é um deles e futuramente poderá ganhar mais um aliado: o PlantaAI, projeto criado por estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Ainda em fase de desenvolvimento, a proposta foi apresentada a investidores no programa “Negócio Fechado”, produzido pela Incubadora TEC Campos e pela J3NEWS, que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 24 de julho, às 20h.

Os alunos Hálisson José Soares da Rocha, Luan Crisostomo Pinto e Everaldo Júnior Borges Garcia de Pádua, do Curso Superior em Engenharia de Computação do IFF Bom Jesus, são os responsáveis pela ideia, que promete tornar inteligente o processo de produção hidropônica. O equipamento criado pela equipe controla automaticamente os processos de nutrição da planta e regula a temperatura ambiente da estufa hidropônica, contribuindo para uma produção precisa, buscando o máximo aproveitamento possível dos recursos destinados ao cultivo.

O projeto se encontra atualmente na fase de pesquisa e validação de mercado e tecnologias. “Já temos um protótipo automatizado e com as novas pesquisas ele se tornará inteligente. Nossos planos são terminar a pesquisa de aperfeiçoamento dos sensores e do microcontrolador; desenvolver a pesquisa de ajuste dos parâmetros com inteligência artificial, com apoio de engenheiros agrônomos e de computação; e instalar uma estufa piloto, para produzir as primeiras unidades de controladoras e vendê-las”, explica Hálisson, que apresentou a ideia aos investidores no programa.

O PlantaAI é um dos projetos assistidos pela incubadora TEC Campos, selecionado por meio de edital. Segundo o presidente da incubadora, Henrique da Hora, entre as funções dos Institutos Federais e Universidades está a de levar as pesquisas tecnológicas que acontecem nos laboratórios para a sociedade. “Uma forma fantástica de fazer isso é via empreendedorismo. A incubadora de empresas é uma ação extensionista que visa apoiar negócios nascentes de base tecnológica em seus cinco aspectos básicos: gestão, empreendedorismo, tecnologia, capital e mercado; e dois aspectos auxiliares: contábil e jurídico”, explica. O programa Negócio Fechado é desenvolvido em parceria com a incubadora, objetivando a difusão da cultura empreendedora na região.

“Estamos fazendo um programa onde inovações e empresas inovadoras locais, startups regionais, vêm fazer seu pitch (apresentação) para investidores locais e empresários consolidados, que estão vendo o que existe aqui e vão fazer isso reverberar nos seus ciclos. Assim, estamos dando visibilidade ao que é feito dentro do Instituto Federal em termos de empreendedorismo e inovação”, conclui.

Os episódios já exibidos do programa estão disponíveis no site da TV Terceira Via.