CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Visita técnica

Alunos de Engenharia de Computação visitam Universidade Federal de Viçosa

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/08/2024 10h26, última modificação 13/08/2024 10h53
Grupo foi recebido por profissionais da instituição e conheceu estruturas e projetos desenvolvidos na universidade.
Engenharia de Computação Visita UFV

Visita técnica é parte das atividades da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pelo professor Hilton Galvão.

Os estudantes do sexto período de Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana desembarcaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) para conhecer a estrutura e projetos da instituição e visitar o TecnoPARQ, o Parque Tecnológico da Universidade. A experiência foi marcante para os discentes, que retornaram com ainda mais brilho nos olhos e muitas ideias para inovar em suas áreas de atuação.

“Sem sombra de dúvidas, essa foi uma das melhores visitas técnicas que já fiz. A UFV tem uma estrutura e uma capacitação do indivíduo sem igual, tanto em termos de infraestrutura quanto em oportunidades de estudo ou trabalho”, conta Davi Francisco Rodrigues, estudante do IFF. Ele e os colegas visitaram o Departamento de Tecnologia da Informação e conheceram o trabalho do Grupo de Engenharia e Gestão Territorial (GENTE), que desenvolve projetos em diversos locais, incluindo Bom Jesus do Itabapoana.

“Eles estão atuando na programação semafórica do município e o projeto conta com a participação de três estudantes de Engenharia de Computação do nosso campus. Eles são estagiários e recebem uma bolsa mensal por meio do convênio entre a UFV, prefeitura municipal e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). A previsão é de que em outubro haja possibilidades de mais bolsas para nossos alunos participarem no projeto”, conta o professor do IFF Bom Jesus Hilton Galvão, que acompanhou o grupo na visita.

Em seguida, o TecnoPARQ recebeu os futuros engenheiros. Lá, assistiram a uma palestra sobre gestão da inovação, conheceram toda a estrutura do local e alguns dos projetos desenvolvidos pela UFV. “Aquele lugar ganhou meu coração! Como sou da área de prototipação e sistemas embarcados, foi lá que a visita realmente me conquistou. A estrutura que existe lá proporciona uma infinidade de possibilidades, é um deleite para quem é da área”, entusiasmou-se o estudante Davi Rodrigues.

Hilton ministra a disciplina de gestão de projetos no curso de Engenharia e destacou uma das iniciativas desenvolvidas em Viçosa, o projeto Avança Café. “Eles financiam projetos inovadores, soluções tecnológicas aplicadas, soluções digitais na área de computação e na parte de genética, melhoramento na área do café”. De acordo com o docente, em sua disciplina os discentes têm o desafio de apresentar soluções tecnológicas para a área do café, o que tornou a apresentação do Avança Café ainda mais relevante. Na oportunidade o grupo também visitou o Labmaker Agro, um laboratório equipado e moderno que presta serviços para a comunidade e possibilita a participação da equipe responsável em eventos nacionais, como competições de robótica e outros.

A visita proporcionou não apenas oportunidades de contatos e novos conhecimentos, mas também a possibilidade de futuras vagas de estágio e emprego para os graduandos por meio de empresas implantadas no Parque Tecnológico da UFV. Uma delas é a Cientec, que atua na área de software e investimento em capital anjo em startups. A viagem técnica aconteceu no dia 07 de agosto, com a participação de discentes e servidores do Campus Bom Jesus.