CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Mostratec

Alunos do IFF Bom Jesus participam da maior e mais tradicional feira de Ciências da América Latina

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/11/2023 21h42, última modificação 08/11/2023 15h44
Evento contou com representantes de 15 países. Dois projetos do IFF Bom Jesus foram apresentados.
Mostratec 2023

Estudantes foram acompanhados pelo professor Fabrício Barros.

Dois trabalhos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana representaram a instituição na maior e mais tradicional feira de ciências da América Latina, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Realizada entre os dias 23 e 27 outubro de 2023, o evento aconteceu em Nova Hamburgo (RS) e reuniu mais de 800 projetos de estudantes de todas as etapas da Educação Básica, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Três discentes do IFF Bom Jesus apresentaram seus projetos durante a Mostra: Pedro Henrique Andrade, egresso do Curso Técnico em Informática e graduando em Engenharia de Computação; Gabriela Lamão, do Curso Técnico em Agropecuária; e Daniel Martins, do Curso Técnico em Informática.

“Entendendo a Matéria Escura através de choques Extragalácticos” foi o trabalho apresentado por Pedro Henrique, desenvolvido durante seu último ano de Ensino Médio. Ele usou conhecimentos de programação adquiridos durante o curso técnico para avaliar a eficácia de códigos analíticos que buscam caracterizar choques extragalácticos a partir da comparação com simulações computacionais. Veterano de feiras de ciências e com cinco aprovações no currículo, Pedro escolheu ir para a Mostratec devido à troca cultural e “à oportunidade de conhecer pessoas de outros países e com projetos incríveis necessários, que fazem a criatividade fluir”, disse o estudante, que destaca a experiência de ter feito amigos de Taiwan, Ucrânia e Portugal. “Nosso contato foi todo em inglês e isso foi bem legal”, lembra. A pesquisa de Pedro foi financiada por bolsa de pesquisa de Iniciação Científica Júnior do CNPq e orientada pela professora Ana Cecília Soja. Confira o vídeo de apresentação do projeto:

Já Gabriela e Daniel, bolsistas do programa Jovens Talentos da Faperj, foram estreantes na feira e destacaram o valor da oportunidade de apresentar suas investigações, “principalmente ao ver que nosso trabalho interessa outras pessoas”, considerou Gabriela. “A real influência da astronomia”, título do trabalho, traz uma análise dos principais mitos relacionados à área, que surgiram em um ano de oficinas de observação do céu junto ao público geral. A professora Ana Cecília Soja também é a orientadora da dupla, que apresenta o projeto no vídeo abaixo:

Inspiração - Durante a feira, os estudantes puderam visitar estandes e conhecer outros projetos, de áreas diversas. Segundo Pedro Henrique, passou por cerca de 40 estandes e se interessou bastante por pelo menos 30 dos trabalhos conhecidos. “O evento possibilita a comunicação entre pessoas de diferentes áreas e o interesse despertado por essa troca. São muitas oportunidades para quem quer buscar e ampliar o conhecimento. Me interessei por trabalhos de outras áreas e vi gente se interessando pelo meu trabalho - foi ótimo”, considerou.

O resultado dessa interação também inspirou o estudante, que lembra com carinho de uma dupla de alunas que pediu para conhecer seu projeto já nos últimos instantes da feira. “Elas e a orientadora me pediram para explicar o trabalho e os olhos de uma das meninas brilhavam. Ela disse que seu sonho é cursar astrofísica e o meu também é. Eu nunca havia conhecido pessoalmente alguém que quisesse estudar astrofísica e a feira dá essa oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos nossos. Ela ficou encantada com o projeto, foi especial”, lembra.

Avaliação - Pedro também elogiou a atuação da equipe avaliadora, que demonstrou interesse pelos trabalhos e contribuiu para a melhoria da pesquisa. “Fizeram várias sugestões e surgiram várias ideias durante a apresentação. Foi como se eu estivesse falando com um amigo e não com um avaliador. No fim, todos me avaliaram muito bem, deixando nítido que o projeto é bom. Precisa de algumas melhorias, mas são pontos pequenos, e isso foi muito gratificante”, conclui.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Fabrício Barros, representando a professora Ana Cecília Soja, que atualmente participa de uma capacitação em gestão escolar na Irlanda.

Mais informações sobre a Mostratec 2023 estão disponíveis no site do evento. Confira outras fotos: