CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Alunos participam de seminário no IFRJ

por admin publicado 21/06/2010 18h58, última modificação 15/12/2017 10h34
O I Seminário Integrador PROEJA-FIC aconteceu no campus Maracanã, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no sábado, dia 19.

Alunos do Curso de Educação Continuada Em Trabalho, Educação e Formação Profissional Integrada a Educação Básica e a EJA – PROEJA FIC, do campus Bom Jesus do Itabapoana participaram do I Seminário Integrador PROEJA-FIC, a convite do campus Maracanã, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no sábado, dia 19.

O curso contou com a participação de inúmeros municípios do Estado do Rio e teve o objetivo de partilhar experiências e discussões em torno das ações e desenvolvimento desta política pública, na área da Educação Profissional voltada ao público da EJA.

O Diretor do campus Bom Jesus, Fernando Ferrara considerou a participação pertinente, “uma vez que a possibilidade da troca de experiências sempre é enriquecedora e pode aumentar a eficácia das ações necessárias ao desenvolvimento do PROEJA-FIC”.

Para o sábado estava prevista aula com o professor Adelino Barcellos Filho, que decidiu junto com os alunos, transformar em visita técnica a participação neste evento.

Em sua palestra foi dada ênfase a idéia de Paulo Freire, que ratifica a importância das ações educacionais a partir da valorização das experiências dos educandos enquanto prática da liberdade e que todo o planejamento das ações deve ter como pressuposto o que o aluno deseja aprender, conforme sua realidade, desejos e aspirações.

Segundo o professor Adelino “foi de extrema importância esta participação da turma, como parte da sua carga horária, pois consolida a práxis de uma política que se firma pelas ações, na busca de acertos, aprendendo com os erros cometidos e o quanto se pode melhorar; e ainda, da força existente na partilha dos diversos tipos de experiências e realidades”.

A coordenação do evento, representada pela professora Rosângela Aquino da Rosa, ficou lisonjeada e agradecida com a presença e efetiva participação do campus Bom Jesus no encontro.