CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Alunos são premiados em evento

por admin publicado 24/09/2015 13h55, última modificação 15/12/2017 10h33
Eles garantiram o segundo lugar em apresentação oral no I SIMALIFES, em Venda Nova do Imigrante, cujo tema foi “Inovações Tecnológicas em Alimentos”.

Realizado em Venda nova do Imigrante, o I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Espírito Santo (SIMALIFES), teve seis apresentações do campus Bom Jesus.

O trabalho premiado, intitulado “Fracionamento a frio do óleo da semente de graviola oriunda do resíduo das indústrias de suco do Vale do Itabapoana”, ganhou o segundo lugar na premiação do evento, depois de apresentado oralmente pelos alunos Matheus Zanard e Geovana Pacheco, bolsistas do programa Jovens Talentos, Pâmela Reis, bolsista da Iniciação Científica Júnior, e Anna Karolyne Bertoque, do curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

A importância da busca por soluções sustentáveis para os resíduos gerados pelo setor agrícola e pela indústria de alimentos torna-se evidente em decorrência do impacto ambiental que podem causar, além do aproveitamento de matérias-primas que seriam descartadas. Neste sentido, a proposta do estudo é fracionar e caracterizar substâncias oriundas do processamento da semente de graviola, fruta rica em óleo e considerada boa fonte natural de antioxidantes.

Os resultados foram considerados satisfatórios pela professora orientadora, Renata Gomes, pois “essas frações têm compostos bioativos com potencial de aplicação em diferentes setores alimentícios, farmacêuticos, cosméticos e outros”.

A conquista do prêmio também é motivo de orgulho para ela e seus alunos, que iniciaram as atividades em julho e se dedicaram com afinco para que a apresentação fosse possível no Simpósio, realizado entre os dias 30 de agosto e 04 de setembro. “Eles se dedicaram muito. Os alunos que apresentaram o trabalho são do ensino médio e competiram com alunos do curso superior. Isso foi bastante interessante e acho que o que gerou uma premiação foi a dedicação e o estudo deles”, avalia.

Além da professora Renata Gomes, também participou do trabalho a professora Suely Pereira Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Acompanhando os alunos no evento estavam, ainda, os professores Katia Yuri Kawase e Henrique da Hora, ambos do IFFluminense.

Confira abaixo os demais trabalhos submetidos por alunos e professores

Autores: Krystal Paula, Lucas Silva, Samira da Silva Máximo, Juliana Vidigal, Kátia Kawase

Trabalho: Aplicação de cobertura comestível a base de farinha de fruta-pão em goiabas

Autores: Carolina Lepre, Bruna Lessa, Marisa Carvalho, Kátia Kawase