CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Arraiá do Agrícola começa nesta sexta-feira, dia 14

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/06/2019 11h54, última modificação 12/06/2019 14h40
Música, comidas típicas, apresentações culturais e Quadrilha Geométrica marcam a programação do Arraiá 2019.
Arraiá do Agrícola

Festa Junina promete atrações variadas.

Os alunos já estão animados e os preparativos a mil por hora. Sexta-feira, dia 14 de junho, começa o Arraiá do Agrícola, com programação até a tarde de domingo, dia 16. Música, apresentações culturais e barracas com comidas típicas, incluindo feijão amigo, canjiquinha, caldos, cachorro-quente, pastel, doces e a tradicional feijoada, são algumas das principais atrações aguardadas pelo público. A entrada é gratuita e o evento começa a partir das 19h, no Parque de Exposições da Cavil.

A novidade deste ano é a apresentação de duas quadrilhas: além da tradicional, com casamento jeca, realizada na sexta-feira, a noite de sábado trará a “Quadrilha Geométrica”, criada pelo professor Paulo Jorge Rezende durante as aulas de matemática. Trabalhando sólidos geométricos, os alunos ministraram aulas e construíram as formas para aprender de maneira didática sobre áreas e volumes. Ampliando a atividade, o professor propôs um desafio: “faríamos todas as formas possíveis e terminaríamos com uma dança, que originou a quadrilha geométrica. Nela, em vez de usarmos os nomes da quadrilha original, usaremos nomes da geometria”, explica. Paulo Jorge é o autor do enredo e, durante a dança, os alunos terão que responder a perguntas relacionadas à temática, como em uma prova oral.

Também no sábado haverá apresentação de capoeira. Encerrando a programação, um almoço no domingo oferece no cardápio a famosa Feijoada do Agrícola, seguida de bingo durante a tarde. A venda das cartelas é realizada por estudantes dos terceiros anos.

A diretora de Apoio Integral na Formação do Estudante (Daife), Maria Márcia Ramos, incentiva a participação da comunidade: "temos que propagar cultura! Esta é uma oportunidade de os alunos também se divertirem de maneira agradável e saudável., além de uma forma de contribuirmos para a realização do momento com o qual tanto sonham, que é a festa de formatura", afirma. O valor arrecadado pelos estudantes durante o evento será usado para as comemorações de formatura.

O evento conta com a colaboração da Prefeitura Municipal e apoio de diversas instituições da cidade.

Arraiá do Agrícola 2019