CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Aula inaugural no campus Bom Jesus

por admin publicado 03/08/2010 09h55, última modificação 15/12/2017 10h34
Para dar boas vindas aos novos alunos do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos o campus Bom Jesus promoveu aula inaugural no dia 02 de agosto.

O campus Bom Jesus do IF Fluminense conquistou mais um de seus objetivos na noite desta segunda-feira, dia 02. No auditório lotado, aconteceu a aula inaugural do primeiro curso superior do campus: o  de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além dos alunos, a comunidade externa também marcou presença no evento.

Representando a Reitora, Cibele Daher, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Fluminense, Roberto Moraes, deu as boas vindas aos calouros e disse que a chegada desse curso ao campus Bom Jesus veio marcar uma nova fase de toda instituição.

“Este é um momento especial para nossa instituição. Para nós, é uma  conquista o fato deste campus  ter  conseguido alcançar um objetivo pelo qual vinha lutando há muito tempo. O Rio de Janeiro passa por um momento de desenvolvimento econômico, antigamente os jovens precisavam recorrer à capital do estado para se qualificar. Agora, o interior começa a proporcionar a esses jovens a oportunidade de estudar e atuar em sua própria cidade”, disse.

O professor da Universidade Federal Fluminense, Robson Maia Franco, ministrou a primeira aula com o tema: “Ciência e Tecnologia dos Alimentos – Princípios Elementares de Tecnologia e Áreas de Atuação Profissional”.

De uma forma dinâmica, o professor abordou temas que, na maioria das vezes, são as dúvidas mais freqüentes dos novos alunos, como: políticas agrícolas no Brasil e o setor agroindustrial no Brasil. Ele falou também sobre o mercado de trabalho, explicou sobre as extensas áreas de atuação desses futuros profissionais.

Também esteve presente, o Coordenador do curso, Jorge Ubirajara, que contou que o desejo de trazer este curso para o campus Bom Jesus era antigo. “Quando vimos que teríamos a oportunidade de trazer o curso para a instituição, nós abraçamos a causa e lutamos. Agora, só peço o empenho de todos, alunos e professores. Esse foi o pontapé inicial, o curso só tem a prosperar”, declarou.

O curso começou com 40 alunos, 20 passaram pelo processo seletivo e os outros 20, ingressaram no curso superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, para os alunos que participaram do Enem.

A aluna Adenisia de Sousa Ornelas é moradora de Itaperuna e está no curso através do Sisu. Segundo ela, foi uma surpresa ver o resultado. “Fiz a inscrição no SiSU, mas sem muita esperança, não acreditava que conseguiria uma vaga. Quando eu recebi o e-mail informando que eu havia passado, não acreditei, agora vou me esforçar ao máximo para merecer essa vaga nessa grande instituição de ensino”, disse.

Já o aluno Almir Rogério Resende, passou pelo processo seletivo, ele disse que esse resultado foi mais que uma aprovação, mas sim uma vitória. “Eu estava muito apreensivo com o resultado, quase não acreditei quando vi. Eu sou de família humilde, nunca pensei em fazer uma faculdade, muito menos em uma Federal. Agora tenho esse diferencial, vou poder fazer o curso superior em uma Instituição Federal”, contou.

O diretor o campus Bom Jesus, Fernando Ferrara, parabenizou os novos alunos e disse que a vitória de trazer o primeiro curso superior para o campus aconteceu graças ao emprenho de muita gente. “Vivemos hoje um momento especial para o campus Bom Jesus, momento este que nasceu do anseio de nossa comunidade. Os alunos são os fundadores de uma nova era do ensino público. É muita satisfação poder oferecer mais esse meio de qualificação profissional à comunidade”, discursou.

O Curso Superior em Alimentos será dividido em três segmentos: carne e derivados, leite e derivados, furtas e hortaliças. Os 40 alunos aprovados no processo seletivo terão aulas práticas e teóricas com professores experientes na área.

O campus Bom Jesus dispõe de uma estrutura física bem preparada para o desenvolvimento do curso, que surgiu por meio de uma escolha da comunidade externa em uma audiência pública onde a população pôde dar sugestões.