CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bolsistas do IFF Bom Jesus participam de palestra sobre a DPE

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/07/2023 09h57, última modificação 13/07/2023 14h03
Objetivo foi apresentar o impacto que a participação em projetos pode acarretar na vida acadêmica e profissional dos estudantes.
Bolsistas do IFF Bom Jesus participam de palestra sobre a DPE

Bolsistas e voluntários participaram do encontro.

Uma das muitas oportunidades de desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional oferecidas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) é a participação em projetos de Pesquisa, Extensão, Arte e Cultura, Jovens Talentos, além dos diversos núcleos existentes na instituição. O Campus Bom Jesus do Itabapoana é a unidade com o maior número de projetos de pesquisa e extensão aprovados nos últimos editais do IFFluminense e oferece atualmente 113 bolsas, distribuídas entre 96 projetos.

Para entender melhor o trabalho da Diretoria de Pesquisa e Extensão (DPE), as modalidades de bolsas e projetos, e, principalmente, conhecer o impacto da atuação como bolsista na vida acadêmica, profissional e até pessoal, os estudantes foram convidados a participar de uma palestra ministrada pelo professor Hilton Galvão, coordenador de Extensão do campus. “Às vezes o estudante participa, está envolvido com projetos e ainda não tem essa visão do impacto que pode gerar em sua vida profissional e acadêmica. Destacar a relevância da participação nos projetos, seja como bolsista ou voluntário, foi muito importante. O encontro foi um sucesso”, afirma Hilton. A conversa gerou outras demandas, como a solicitação de uma oficina sobre Currículo Lattes, que será providenciada pela diretoria.

O estudante Daniel Bernardo da Rocha, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, entendeu a relevância do currículo e aproveitou a oportunidade para esclarecer suas dúvidas. “É uma plataforma de extrema importância, pois proporciona entrar em contato com profissionais, ter acesso a documentos e matérias de estudo, que geralmente são de extrema importância nos projetos. Permite também montar nosso currículo acadêmico, que um dia virá a ser nosso currículo profissional”, conta. Ele afirma que se surpreendeu com o número de bolsistas mantidos pelo campus e destacou a importância dos benefícios para a comunidade acadêmica. “Vale ressaltar como a assistência financeira das bolsas ajuda na vida pessoal e acadêmica do discente, garantindo que ele permaneça no projeto e na instituição”, conclui.

A palestra aconteceu na sala 105 do Bloco de Ensino e contou com a presença da Diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures, que também dialogou com os discentes na ocasião, e da servidora Suély Gomes da Silva.