CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Literatura Brasileira

Café literário promove leitura e fortalece relações entre estudantes

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/08/2024 11h15, última modificação 22/08/2024 11h34
Alunos compartilharam a leitura de Torto Arado, obra do autor brasileiro Itamar Vieira Junior.
Café Literário promove leitura e fortalece relações entre estudantes

Encontro aconteceu na Sala da Marielle, no IFF Bom Jesus.

Uma das obras mais importantes para a Literatura Brasileira do século atual, tema de provas de seleção e livro premiado no país, Torto Arado foi o tema do café literário realizado pela turma do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Além de conhecer o trabalho do autor Itamar Vieira Junior, o encontro oportunizou a discussão de temas relevantes para a formação dos discentes e a integração entre eles, celebrando a conclusão de mais um ciclo de aprendizagem.

A atividade foi idealizada pela professora Sarah Vervloet, que considerou o momento uma experiência única. “Ter uma turma inteira com o livro em mãos, podendo levá-lo para casa e viver a sensação da leitura literária de forma completa é muito gratificante”, afirmou. Todos os estudantes receberam um exemplar da obra por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que distribui publicações para escolas em todo o país.

O livro surpreendeu a turma e foi elogiado pelos estudantes. “É bastante forte e atual. Percebi que vai além das pautas sociais e históricas da cultura brasileira, um livro extremamente sensível. O autor embala o leitor com todo sentimento que os personagens vivenciam ao longo da narrativa, além da presença da espiritualidade que permeia o ambiente construído”, avaliou a aluna Mariana Muniz Gomes. Torto Arado conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, moradoras do sertão baiano. Trata de assuntos como a dignidade do trabalhador do campo, cultura e herança africana, fome, seca, violência de gênero, entre outros.

Para Mariana, o café foi também uma oportunidade de fortalecer as relações entre os colegas de turma, tendo despertado neles o desejo de estarem juntos. “Nessa reta final do terceiro ano, percebo como esses encontros lapidam a evolução das nossas relações de uns para com os outros”, considerou a formanda.

Além da publicação de Itamar Vieira Junior, a turma já concluiu a leitura de outras produções, como a obra completa de Paulo Leminski, também disponibilizada pelo PNLD. Tais experiências são positivas para a formação dos discentes, segundo a professora Sarah. “Para mim, é um dos fatores principais para transformar o ensino de literatura na escola”, disse.

Café Literário - 2º ano de Agropecuária

Outro encontro literário foi realizado com a turma de segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (foto). Os alunos leram algumas crônicas e compartilharam suas impressões com os colegas, além de participarem de um delicioso café.