CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Investimento

Câmeras são instaladas no Campus Bom Jesus para segurança da comunidade acadêmica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/02/2022 20h02, última modificação 16/05/2023 16h32
São 154 câmeras instaladas para o monitoramento de todas as áreas comuns do campus.
Câmeras são instaladas no Campus Bom Jesus para segurança da comunidade

Equipamentos e serviço foram adquiridos com recursos próprios da instituição.

Estudantes, servidores, colaboradores e visitantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana contarão com mais um recurso de segurança na instituição. Até o final de março, todas as áreas comuns do campus poderão ser monitoradas, graças à instalação de um sistema de câmeras de segurança que contará com 154 câmeras, sendo 74 externas e 80 internas. O investimento, realizado com recurso próprio, totaliza R$ 251.024,75.

O monitoramento será realizado pela equipe de vigilância do IFF Bom Jesus, por meio de um circuito fechado de TV. “Será realizado em áreas estratégicas de acesso ao campus e locais de ampla circulação, como corredores, halls, acesso a laboratórios, o campo de maneira geral, incluindo a Casa do Laguinho, espaço que estamos revitalizando para a realização de outras ações junto à comunidade”, explica o diretor de Planejamento, Rafael Almeida. Segundo ele, esta é uma ação importantíssima, que vem atender a solicitações de alunos, servidores e pais. A estudante Anna Paula Fernandes Mota, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, aprovou a iniciativa. "As câmeras serão essenciais para a resolução de problemas, monitoramento de quem entra no campus... acho muito benéfico", avalia. 

O trabalho da equipe de segurança do IFF Bom Jesus será diretamente impactado pelos novos recursos. Para o vigilante Fidelis Mello, a possibilidade de monitorar as áreas da instituição de maneira simultânea trará mais eficiência à atuação dos profissionais, que poderão atender ocorrências e agir de modo mais assertivo caso identifiquem alguma anormalidade. 

A instalação foi iniciada em dezembro de 2021 e já foi concluída no Módulo 2 do Campus Bom Jesus. A previsão é de que em até dois meses todas as áreas estejam cobertas pelas câmeras de segurança.