CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Infraestrutura

Campus Bom Jesus inaugura obras e inicia construção de novo Restaurante Estudantil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/08/2022 12h49, última modificação 26/08/2022 15h17
Alojamento masculino passou por reforma e ampliação, laboratório de Laticínios foi reinaugurado e obras do novo Restaurante Estudantil iniciadas.
Obra de ampliação da Moradia Estudantil Masculina

Área de lazer, lavanderia e cozinha equipados foram disponibilizados para os residentes.

Depois de quase dois anos estudando em suas casas, os moradores da Residência Estudantil masculina do Campus Bom Jesus voltaram a morar onde estudam. Longe da família e amigos, eles constroem com os colegas de quarto e vizinhos de alojamento um núcleo de apoio e companheirismo que ajuda a amenizar a saudade. Não é tarefa fácil, mas passar tanto tempo longe de casa se tornou mais confortável depois das obras de reforma do alojamento, que agora passa a contar com quartos estilo suíte, com banheiros privativos, armários individuais de alvenaria e bancada de estudo.

“Essa obra foi de imensa importância, porque muitos alojados têm aqui como sua casa e é realmente a nossa casa. Muitos deixaram tudo para estarem aqui estudando. Tem gente do Rio de Janeiro e até um menino da Bahia. Ele é um dos que não tem condições de ir embora com frequência”, conta o aluno Eduardo Jovita Paulino, representante da Moradia Estudantil. O coordenador do alojamento, José Adilson Gonçalves de Souza, acredita que o conforto terá impacto positivo também no rendimento escolar dos residentes.

Além da ampliação dos quartos, na última terça-feira, dia 23 de agosto, foram inauguradas as novas estruturas disponibilizadas para os alojados. Cozinha, lavanderia e área de lazer com mesas de pingue-pongue contribuirão para a melhoria da qualidade de vida deles durante o tempo de permanência na instituição. “Assim como a reforma, essa foi uma demanda dos estudantes, pela necessidade de um espaço adequado para que pudessem fazer suas refeições e lavar suas roupas. Além do espaço, conseguimos equipar com novos eletrodomésticos, como máquinas de lavar, geladeiras, fogão e micro-ondas”, explica o diretor de Planejamento do Campus Bom Jesus, Rafael Almeida.

A tarde de inaugurações prosseguiu com a reabertura do Laboratório de Laticínios, que retomou suas atividades produtivas e passa a processar toda a produção leiteira do campus – o equivalente a cerca de 280 litros por dia. A visita ao setor foi temperada pela degustação de queijos, iogurte e doce de leite, todos produzidos na instituição. Esses e outros produtos são vendidos no Posto de Vendas do IFF Bom Jesus, que funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Outro marco registrado no dia 23 foi a pedra fundamental de construção do novo Restaurante Estudantil, que terá capacidade para atender a 128 alunos simultaneamente e cerca de 1000 refeições no almoço. O atual comporta em média 80 estudantes ao mesmo tempo e são servidas aproximadamente 600 refeições. O investimento no novo local é de R$ 1.762.879,08 e o prazo de execução é de 540 dias, contados a partir do dia 15 de agosto de 2022. “Estamos muito felizes pelo início das obras do nosso novo restaurante estudantil, uma ação essencial para a nossa comunidade escolar, que atende mais de 1000 alunos diariamente”, expressou o diretor geral, Leandro Pereira.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, prestigiou as inaugurações e visitou os novos espaços, assim como as obras do restaurante. Conversando com os estudantes, recebeu também outras demandas dos residentes, como a construção de um bicicletário para o alojamento. Segundo o reitor, o investimento no bem-estar dos discentes garante a permanência e futuro êxito em suas formações. “Fiquei muito feliz ao ver essa nova área de apoio aos nossos alunos que ficam internos no campus. Isso mostra o cuidado, zelo e responsabilidade da gestão e da comunidade acadêmica de Bom Jesus em relação ao estudante, para que não desista e nem perca o entusiasmo de estudar. Isso é uma política de permanência e de sucesso futuro para esse estudante. Queremos que eles estejam bem para aprender e construir o futuro na trajetória que escolheram”, ponderou.