CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus Bom Jesus realizará ação pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/03/2024 11h24, última modificação 20/03/2024 11h37
Napne convida comunidade acadêmica a usar meias coloridas nesta quinta-feira, dia 21.
World Down Syndrome Day

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, iniciativas de conscientização sobre a Síndrome de Down serão realizadas ao redor de todo o mundo, inclusive no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne) convida toda a comunidade acadêmica a participar da ação “Lots of Socks” (“muitas meias”), que consiste no uso de meias coloridas ou trocadas para chamar a atenção para a importância da data.

Segundo a coordenadora do Napne, Ieni Moraes, o núcleo busca valorizar a heterogeneidade que há no campus. “A educação inclusiva abre portas e permite o convívio das potencialidades de todos no ambiente escolar. Usar meias coloridas no dia 21 vai além de trabalhar pela inclusão. Marca o compromisso e conscientização de todos com o Dia Internacional da Síndrome de Down, promovendo respeito às diferenças e abrindo as portas da nossa instituição”, considera.

Também em comemoração à data, o projeto Educa Saúde IFF realizará na próxima segunda-feira, dia 25, uma transmissão ao vivo para tratar do tema. Terá início às 18h30min, pelo perfil do projeto no Instagram, e contará com a participação da professora do IFF Bom Jesus Andressa Zanon, para compartilhar sua experiência como mãe do Matteo; e da pediatra Andrea Von Held.

Educa Saúde IFF - Live Dia Mundial da Síndrome de Down

21/3 - O Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março, data reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 e escolhida para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, condição que causa a síndrome. O objetivo é chamar a atenção para os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. O site Movimento Down traz mais informações sobre o tema, assim como o Down Syndrome International.