CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus Bom Jesus recebe visita de empresário e pesquisadores para planejamento de parceria

por Italo dos Santos Ferreira publicado 18/08/2023 09h35, última modificação 25/10/2023 21h39
Objetivo é avaliar viabilidade de implantação de cultivo de maracujá em estufa no município de Afonso Cláudio (ES).
Visita estufa maracuja 01 portal

O técnico em Agropecuária Clinimar Oliveira Amaral e o professor Ernany Santos Costa, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, receberam na última terça-feira, dia 16 de agosto, a visita do empresário Levi Tesch, do grupo Lekker; do extensionista Marcelino Silva de Melo, do Incaper; e dos pesquisadores Sergio Agostinho Cenci e Raul Castro Carrielo Rosa, da Embrapa. O objetivo da reunião foi avaliar a viabilidade técnica e as tecnologias a serem empregadas na implantação de um cultivo de maracujá em estufa em Afonso Cláudio (ES).

Levi Tesch é produtor de polpa e sucos no município capixaba e deseja instalar um plantio de maracujá em estufa na localidade. Pretende-se cultivar um hectare do fruto em ambiente protegido, visando garantir a oferta para a fábrica de suco. O grupo visitou as instalações do IFF Bom Jesus, em especial o cultivo de maracujá em estufa, projeto desenvolvido por Clinimar com parceria da Embrapa, que servirá de protótipo para a implantação em Afonso Cláudio.

“O projeto surgiu da necessidade de se buscar alternativas para produção de maracujá, que tem sido muito afetada pela incidência de doenças, principalmente viroses. Nesse sentido, o projeto teve como objetivo minimizar os impactos na produção causada por essas doenças, minimizar o uso de agrotóxicos e o aumento da produtividade”, explica o técnico, cuja experiência foi compartilhada com os visitantes para o planejamento de estratégias para o município capixaba.

Segundo Clinimar, a visita também visou incentivar a implantação de projetos de pesquisa em parceria com as instituições públicas e privadas envolvidas, almejando fomentar o desenvolvimento da fruticultura na região. O professor Ernany Costa destacou a relevância da interação entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, proporcionado pelo encontro. “Achei muito importante ver dialogando a academia, que é nosso campus, a pesquisa, representada pela Embrapa, e a extensão rural, representada pelo Incaper, para dar suporte técnico para um empresário. Essas parcerias fortalecem e divulgam o nosso campus. Foi muito bom”, considera.