Notícias
Inova IFF
Campus Bom Jesus se prepara para participar pela primeira vez de Torneio de Robótica
Alunos dos três anos do curso técnico integrado em Informática formam o time que representará o campus.
A última semana de férias não foi de descanso para os cinco alunos do curso técnico integrado em Informática responsáveis pelo robô que representará o IFF Bom Jesus no Torneio de Robótica do IV Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (IV Inova IFF). Antes mesmo de retornarem às aulas, eles já se preparavam para a competição, que acontecerá nesta sexta-feira (18), no Campus Campos Guarus.
Túlio Marcos Dutra, Ana Júlia Brites, Hyasmim Boechat, Maria Luiza Defante e Luan Crisóstomo foram escolhidos para projetar o dispositivo e pensar na melhor estratégia para cumprir o desafio proposto no torneio, que traz cinco missões. Entre elas, garantir a segurança cibernética, conectar dispositivos e implementar rede de comunicação, ações representadas por objetos que deverão ser conduzidos pelo robô a locais específicos de um percurso, dentro do prazo de dois minutos e meio. Muito treinamento e análise de dados fez parte da rotina do grupo até esta quinta-feira (17).
Interdisciplinaridade é um dos pontos trabalhados durante o desenvolvimento do dispositivo. Segundo o professor Maurício Salvador, esta tem sido uma oportunidade de aplicar conceitos de disciplinas como física e matemática, além de lógica e programação. Para os alunos, a experiência tem permitido o aprofundamento de conhecimentos obtidos em sala de aula. “O robô com lego é uma novidade, pois não o temos no Campus Bom Jesus. Todo o processo é dividido em etapas e qualquer mudança nessas etapas gera mudança no nosso código, cuja linguagem também é nova pra nós, então tivemos que 'reinventar' uma forma de programar”, conta a estudante Hyasmim.
Além da modalidade Lego, na qual participam os estudantes de Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense, o torneio também traz a modalidade livre, destinada a estudantes de graduação, que terão liberdade para usar qualquer plataforma robótica. Ao todo, participam 10 equipes de estudantes dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Campos Centro e São João da Barra.